Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41351
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-7340-162X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A prática pedagógica em desafios junto a um aluno autista
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practice in challenges with an autistic student
Autor(es): Rezende, Vitor Alves
Primeiro orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primeiro membro da banca: Estevinho, Lucia de Fátima Dinelli
Segundo membro da banca: Erbs, Rita Tatiana Cardoso
Resumo: Este estudo aborda as experiências profissionais como Profissional de Apoio Escolar, ressignificando as práticas pedagógicas inclusivas em desafios junto a um estudante autista não-verbal de 7 anos de idade matriculado no segundo ano do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem narrativa e um método de pesquisa qualitativo, o pesquisador explora as perspectivas metodológicas fundamentadas na bibliografia da inclusão, refletindo acerca de sua vivência profissional, bem como os motivos que o levaram a se envolver com a temática. Empregou-se a abordagem histórico-cultural – pautada na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski – para desenvolver estratégias de ensino para a criança autista. Por meio da coleta de relatos e depoimentos dos profissionais envolvidos e da família da criança, traça-se um panorama em que se destacam questões referentes a luta pela garantia de direitos na Educação Especial na perspectiva inclusiva, diante dos desafios enfrentados na implementação efetiva das leis no contexto do ensino no Brasil. A pesquisa traz também um aprofundamento das peculiaridades do desenvolvimento da criança autista, com ênfase na ressignificação das práticas educativas inclusivas, mediações pedagógicas, bem como do elo entre educar e brincar. Por meio de práticas de ensino fundamentadas em interações sociais e diversas formas de expressão, destaca-se a íntima relação entre afetividade e processo de ensino, reconhecendo a importância dessa conexão para um aprendizado significativo. No desenrolar do estudo, revelam-se as transformações dos olhares dos profissionais envolvidos com o ensino desse aluno autista na escola e a ressignificação de suas mediações e práticas pedagógicas a partir do olhar mais atento para as peculiaridades de desenvolvimento da criança, o que torna o estudo relevante para o empreendimento de práticas educativas mais inovadoras e significativas para estudantes autistas.
Abstract: This study addresses the professional experiences as a School Support Professional, giving new meaning to inclusive pedagogical practices in challenges together with a non-verbal autistic student with 7 years old at the second year of elementary school. Using a narrative approach and a qualitative research method, the researcher explores the methodological perspectives based on inclusion bibliography, reflecting about his professional experience, as well as the reasons that led him to get involved with the topic. It was used the historical-cultural approach – based on Vygotsky's Historical-Cultural Theory – to develop educational strategies to the autistic child. By collecting reports and declarations from the individuals involved, it sketches an overview in which highlights issues related to the struggle of the rights guarantee in Special Education from an inclusive perspective, given the challenges faced about the effective implementation of laws in the context of teaching in Brazil. The research also brings an in-depth look into the peculiarities of the autistic children development, with emphasis on the redefinition of inclusive educational practices, pedagogical mediations, as well as the link between educate and play. Through teaching practices based on social interactions and many ways of expression, the intimate relationship between affectivity and the teaching process stands out, recognizing the importance of this connection for meaningful learning. As the study unfolds, it reveals the transformations in the views of the professionals involved with this autistic student at school and the redefinition of their mediations and pedagogical practices based on a closer look at the peculiarities of the child's development, which makes the study relevant to the development of more innovative and meaningful educational practices for autistic students.
Palavras-chave: Autismo
Autism
Educação Especial na perspectiva inclusiva
Special Education from an inclusive perspective
Pesquisa narrativa
Search narrative
Processo de ensino-aprendizagem
Teaching-learning process
Teoria Histórico-Cultural
Historical-Cultural Theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Autismo
Autistas
Educação especial
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: REZENDE, Vitor Alves. A prática pedagógica em desafios junto a um aluno autista. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.164.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.164
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41351
Data de defesa: 28-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PráticaPedagógicaDesafios.pdfDissertação1.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.