Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRezende, Vitor Alves-
dc.date.accessioned2024-03-11T15:13:05Z-
dc.date.available2024-03-11T15:13:05Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationREZENDE, Vitor Alves. A prática pedagógica em desafios junto a um aluno autista. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.164.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41351-
dc.description.abstractThis study addresses the professional experiences as a School Support Professional, giving new meaning to inclusive pedagogical practices in challenges together with a non-verbal autistic student with 7 years old at the second year of elementary school. Using a narrative approach and a qualitative research method, the researcher explores the methodological perspectives based on inclusion bibliography, reflecting about his professional experience, as well as the reasons that led him to get involved with the topic. It was used the historical-cultural approach – based on Vygotsky's Historical-Cultural Theory – to develop educational strategies to the autistic child. By collecting reports and declarations from the individuals involved, it sketches an overview in which highlights issues related to the struggle of the rights guarantee in Special Education from an inclusive perspective, given the challenges faced about the effective implementation of laws in the context of teaching in Brazil. The research also brings an in-depth look into the peculiarities of the autistic children development, with emphasis on the redefinition of inclusive educational practices, pedagogical mediations, as well as the link between educate and play. Through teaching practices based on social interactions and many ways of expression, the intimate relationship between affectivity and the teaching process stands out, recognizing the importance of this connection for meaningful learning. As the study unfolds, it reveals the transformations in the views of the professionals involved with this autistic student at school and the redefinition of their mediations and pedagogical practices based on a closer look at the peculiarities of the child's development, which makes the study relevant to the development of more innovative and meaningful educational practices for autistic students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectEducação Especial na perspectiva inclusivapt_BR
dc.subjectSpecial Education from an inclusive perspectivept_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectSearch narrativept_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectHistorical-Cultural Theorypt_BR
dc.titleA prática pedagógica em desafios junto a um aluno autistapt_BR
dc.title.alternativePedagogical practice in challenges with an autistic studentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee1Estevinho, Lucia de Fátima Dinelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420pt_BR
dc.contributor.referee2Erbs, Rita Tatiana Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5096823373079853pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9740273001875814pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda as experiências profissionais como Profissional de Apoio Escolar, ressignificando as práticas pedagógicas inclusivas em desafios junto a um estudante autista não-verbal de 7 anos de idade matriculado no segundo ano do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem narrativa e um método de pesquisa qualitativo, o pesquisador explora as perspectivas metodológicas fundamentadas na bibliografia da inclusão, refletindo acerca de sua vivência profissional, bem como os motivos que o levaram a se envolver com a temática. Empregou-se a abordagem histórico-cultural – pautada na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski – para desenvolver estratégias de ensino para a criança autista. Por meio da coleta de relatos e depoimentos dos profissionais envolvidos e da família da criança, traça-se um panorama em que se destacam questões referentes a luta pela garantia de direitos na Educação Especial na perspectiva inclusiva, diante dos desafios enfrentados na implementação efetiva das leis no contexto do ensino no Brasil. A pesquisa traz também um aprofundamento das peculiaridades do desenvolvimento da criança autista, com ênfase na ressignificação das práticas educativas inclusivas, mediações pedagógicas, bem como do elo entre educar e brincar. Por meio de práticas de ensino fundamentadas em interações sociais e diversas formas de expressão, destaca-se a íntima relação entre afetividade e processo de ensino, reconhecendo a importância dessa conexão para um aprendizado significativo. No desenrolar do estudo, revelam-se as transformações dos olhares dos profissionais envolvidos com o ensino desse aluno autista na escola e a ressignificação de suas mediações e práticas pedagógicas a partir do olhar mais atento para as peculiaridades de desenvolvimento da criança, o que torna o estudo relevante para o empreendimento de práticas educativas mais inovadoras e significativas para estudantes autistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration124pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.164pt_BR
dc.orcid.putcode155215297-
dc.crossref.doibatchidb1520b59-4764-4806-a9bf-3734fa75ac83-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoAutismopt_BR
dc.subject.autorizadoAutistaspt_BR
dc.subject.autorizadoEducação especialpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticaPedagógicaDesafios.pdfDissertação1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.