Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41351
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-7340-162X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A prática pedagógica em desafios junto a um aluno autista
Alternate title (s): Pedagogical practice in challenges with an autistic student
Author: Rezende, Vitor Alves
First Advisor: Carvalho, Daniela Franco
First member of the Committee: Estevinho, Lucia de Fátima Dinelli
Second member of the Committee: Erbs, Rita Tatiana Cardoso
Summary: Este estudo aborda as experiências profissionais como Profissional de Apoio Escolar, ressignificando as práticas pedagógicas inclusivas em desafios junto a um estudante autista não-verbal de 7 anos de idade matriculado no segundo ano do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem narrativa e um método de pesquisa qualitativo, o pesquisador explora as perspectivas metodológicas fundamentadas na bibliografia da inclusão, refletindo acerca de sua vivência profissional, bem como os motivos que o levaram a se envolver com a temática. Empregou-se a abordagem histórico-cultural – pautada na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski – para desenvolver estratégias de ensino para a criança autista. Por meio da coleta de relatos e depoimentos dos profissionais envolvidos e da família da criança, traça-se um panorama em que se destacam questões referentes a luta pela garantia de direitos na Educação Especial na perspectiva inclusiva, diante dos desafios enfrentados na implementação efetiva das leis no contexto do ensino no Brasil. A pesquisa traz também um aprofundamento das peculiaridades do desenvolvimento da criança autista, com ênfase na ressignificação das práticas educativas inclusivas, mediações pedagógicas, bem como do elo entre educar e brincar. Por meio de práticas de ensino fundamentadas em interações sociais e diversas formas de expressão, destaca-se a íntima relação entre afetividade e processo de ensino, reconhecendo a importância dessa conexão para um aprendizado significativo. No desenrolar do estudo, revelam-se as transformações dos olhares dos profissionais envolvidos com o ensino desse aluno autista na escola e a ressignificação de suas mediações e práticas pedagógicas a partir do olhar mais atento para as peculiaridades de desenvolvimento da criança, o que torna o estudo relevante para o empreendimento de práticas educativas mais inovadoras e significativas para estudantes autistas.
Abstract: This study addresses the professional experiences as a School Support Professional, giving new meaning to inclusive pedagogical practices in challenges together with a non-verbal autistic student with 7 years old at the second year of elementary school. Using a narrative approach and a qualitative research method, the researcher explores the methodological perspectives based on inclusion bibliography, reflecting about his professional experience, as well as the reasons that led him to get involved with the topic. It was used the historical-cultural approach – based on Vygotsky's Historical-Cultural Theory – to develop educational strategies to the autistic child. By collecting reports and declarations from the individuals involved, it sketches an overview in which highlights issues related to the struggle of the rights guarantee in Special Education from an inclusive perspective, given the challenges faced about the effective implementation of laws in the context of teaching in Brazil. The research also brings an in-depth look into the peculiarities of the autistic children development, with emphasis on the redefinition of inclusive educational practices, pedagogical mediations, as well as the link between educate and play. Through teaching practices based on social interactions and many ways of expression, the intimate relationship between affectivity and the teaching process stands out, recognizing the importance of this connection for meaningful learning. As the study unfolds, it reveals the transformations in the views of the professionals involved with this autistic student at school and the redefinition of their mediations and pedagogical practices based on a closer look at the peculiarities of the child's development, which makes the study relevant to the development of more innovative and meaningful educational practices for autistic students.
Keywords: Autismo
Autism
Educação Especial na perspectiva inclusiva
Special Education from an inclusive perspective
Pesquisa narrativa
Search narrative
Processo de ensino-aprendizagem
Teaching-learning process
Teoria Histórico-Cultural
Historical-Cultural Theory
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Autismo
Autistas
Educação especial
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: REZENDE, Vitor Alves. A prática pedagógica em desafios junto a um aluno autista. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.164.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.164
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41351
Date of defense: 28-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticaPedagógicaDesafios.pdfDissertação1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.