Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41323
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-5338-1810
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Enxergar o oculto: as coleções invisíveis de Zweig e Attal
Título (s) alternativo (s): See the hidden: the invisible collections of Zweig and Attal
Autor: Toledo, Luis Felipe Machado
Primer orientador: Soares, Leonardo Francisco
Primer miembro de la banca: Denubila, Rodrigo Valverde
Segundo miembro de la banca: Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Resumen: No presente trabalho serão abordamos duas obras: a película A Coleção Invisível (Attal, 2013) e a novela “A coleção invisível: um episódio da inflação alemã” (Zweig, 2015 [1925]), contida no livro Novelas Insólitas, sendo a primeira adaptação da segunda. Grosso modo, em ambas as narrativas, temos um personagem em busca de obras de arte, movido por interesses pessoais, no primeiro caso Beto e, no segundo, o antiquário. Posteriormente, localiza-se um colecionador que poderia prover tais obras, Samir na película e Herwarth na novela. Todavia, o encontro culmina no contato com a coleção invisível, que dá nome ao texto fílmico e ao texto literário, e também com a cegueira dos colecionadores. A coleção assim é chamada pelo fato de o conjunto das obras de arte “real” ter sido vendido, embora o colecionador ainda acredite que ela se encontre diante de si. Destarte, após uma breve apresentação dessas obras, seguindo-se de apontamentos sobre adaptação, iniciaremos a abordagem de alguns conceitos atrelados à ideia da forma-mercadoria e da racionalização da produção para compreender o processo de mercantilização enquanto tentativa de objetivar o ato valorativo. Fantasmagoria, fetiche, aura, crises da narrativa e da experiência, percepção tátil e percepção visual serão alguns dos temas abordados para se pensar o processo de aceleração social a partir da modernidade e sua oposição ao tempo pré-moderno (Benjamin, 1987, 1989, 2009, 2012; Kehl, 2009; Marx, 2011; Stallybrass, 2008). Por conseguinte, abordar-se-á a desordem ocasionada pela extinção das estruturas espaçotemporais de estabilização da vida com esse processo de aceleração, visando realizar um diagnóstico acerca dos fatores que colaboraram com esse estado de coisas, resultante dos avanços modernos. Serão, concomitantemente analisadas, novas tentativas de reestruturação da organização anteriormente perdida (Gagnebin, 2014; Malraux, 2011; Lipovetsky, Serroy, 2015; Barthes, 1984). Em última instância, a coleção enquanto regime que almeja reunir e evitar a dispersão, que igualmente busca ordenar a desordem do mundo, será contrastada com outros modos de ordenamento, no qual se apresenta como forma de anarquivo, resgatando o recalcado da história através da tentativa de remontar o passado partindo de seus fragmentos, agora não mais como um monumento arquivístico de outrora, visto que este reforça a visão teleológica e racional do decurso histórico e a pretensa objetividade no remonte das coisas “tais como se deram”, mas como modo de ler ou articular historicamente o passado (Baudrillard, 2004; Maciel, 2009; Derrida, 2001; Resende, 2020; Agamben, 2016; Bosi, 1995; Artières, 1998).
Abstract: In this academic work, two works we will approach: the movie A Coleção Invisível (Attal, 2013) and the short novel A Coleção Invisível: um episódio da inflação alemã (Zweig, 2015 [1925]), part of the book Novelas Insólitas. The movie is an adaptation of the short novel. In both narratives, we have a character in search of art pieces, moved by personal interests, in the first case Beto and, in the second, the antique dealer. Later, they find a collector who could provide such pieces, Samir in the film and Herwarth in the novel. However, the encounter culminates in the encounter with the invisible collection, which names the filmic and the literary texts, and also with the blindness of the collectors. The collection is called like this because the “real” set of artworks has been sold, although the collector still believes that it lies before him. Therefore, after a brief presentation of these works, followed by notes about adaptation, we will link the idea of the commodity form and the rationalization of production to understand the process of commodification as an effort to make the evaluation act objective. Phantasmagoria, fetish, aura, narrative and experience crisis, tactile and visual perception will be some of the themes approached to think about the social acceleration process which emerges from modernity and its opposition to the pre-modern time (Benjamin, 1987, 1989, 2009, 2012; Kehl, 2009; Marx, 2011; Stallybrass, 2008). Next, the disorder occasioned by the extinction of spatiotemporal structures, which stabilizes life, will be examined with the acceleration process, intending to diagnose about the factors that contributed to this state of affairs, resultant of the modern progress. At the same time, new restructuring attempts to redeem the lost organization will be analyzed (Gagnebin, 2014; Malraux, 2011; Lipovetsky, Serroy, 2015; Barthes, 1984). Lastly, the collection as a regime which aims to assemble and prevents dispersion, which also intends to order the disorder of the world, will be contrasted with others ordering methods, whereupon the collection shows itself as an form of anarchive, bringing back the repressed from the history through the endeavor of reassemble the past through its fragments, no more based in an archivist monument from before, since it reinforces the teleological and rational vision of the historical course and the claim of objectivity to portrayal things “as they happened”, but as a way of read, articulate the past historically. (Baudrillard, 2004; Maciel, 2009; Derrida, 2001; Resende, 2020; Agamben, 2016; Bosi, 1995; Artières, 1998).
Palabras clave: Coleção invisível
Invisible collection
Classificação
Classification
Stefan Zweig
Bernard Attal
Experiência
Experience
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Literatura
Zweig, Stefan, 1881-1942 - Crítica e interpretação
Novelas
Diretores e produtores de cinema
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: TOLEDO, Luis Felipe Machado. Enxergar o oculto: as coleções invisíveis de Zweig e Attal. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.149.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.149
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41323
Fecha de defensa: 21-feb-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Enxergarocultocoleções.pdfDissertação4.73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons