Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41323
ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-5338-1810 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Enxergar o oculto: as coleções invisíveis de Zweig e Attal |
Alternate title (s): | See the hidden: the invisible collections of Zweig and Attal |
Author: | Toledo, Luis Felipe Machado |
First Advisor: | Soares, Leonardo Francisco |
First member of the Committee: | Denubila, Rodrigo Valverde |
Second member of the Committee: | Moreira, Maria Elisa Rodrigues |
Summary: | No presente trabalho serão abordamos duas obras: a película A Coleção Invisível (Attal, 2013) e a novela “A coleção invisível: um episódio da inflação alemã” (Zweig, 2015 [1925]), contida no livro Novelas Insólitas, sendo a primeira adaptação da segunda. Grosso modo, em ambas as narrativas, temos um personagem em busca de obras de arte, movido por interesses pessoais, no primeiro caso Beto e, no segundo, o antiquário. Posteriormente, localiza-se um colecionador que poderia prover tais obras, Samir na película e Herwarth na novela. Todavia, o encontro culmina no contato com a coleção invisível, que dá nome ao texto fílmico e ao texto literário, e também com a cegueira dos colecionadores. A coleção assim é chamada pelo fato de o conjunto das obras de arte “real” ter sido vendido, embora o colecionador ainda acredite que ela se encontre diante de si. Destarte, após uma breve apresentação dessas obras, seguindo-se de apontamentos sobre adaptação, iniciaremos a abordagem de alguns conceitos atrelados à ideia da forma-mercadoria e da racionalização da produção para compreender o processo de mercantilização enquanto tentativa de objetivar o ato valorativo. Fantasmagoria, fetiche, aura, crises da narrativa e da experiência, percepção tátil e percepção visual serão alguns dos temas abordados para se pensar o processo de aceleração social a partir da modernidade e sua oposição ao tempo pré-moderno (Benjamin, 1987, 1989, 2009, 2012; Kehl, 2009; Marx, 2011; Stallybrass, 2008). Por conseguinte, abordar-se-á a desordem ocasionada pela extinção das estruturas espaçotemporais de estabilização da vida com esse processo de aceleração, visando realizar um diagnóstico acerca dos fatores que colaboraram com esse estado de coisas, resultante dos avanços modernos. Serão, concomitantemente analisadas, novas tentativas de reestruturação da organização anteriormente perdida (Gagnebin, 2014; Malraux, 2011; Lipovetsky, Serroy, 2015; Barthes, 1984). Em última instância, a coleção enquanto regime que almeja reunir e evitar a dispersão, que igualmente busca ordenar a desordem do mundo, será contrastada com outros modos de ordenamento, no qual se apresenta como forma de anarquivo, resgatando o recalcado da história através da tentativa de remontar o passado partindo de seus fragmentos, agora não mais como um monumento arquivístico de outrora, visto que este reforça a visão teleológica e racional do decurso histórico e a pretensa objetividade no remonte das coisas “tais como se deram”, mas como modo de ler ou articular historicamente o passado (Baudrillard, 2004; Maciel, 2009; Derrida, 2001; Resende, 2020; Agamben, 2016; Bosi, 1995; Artières, 1998). |
Abstract: | In this academic work, two works we will approach: the movie A Coleção Invisível (Attal, 2013) and the short novel A Coleção Invisível: um episódio da inflação alemã (Zweig, 2015 [1925]), part of the book Novelas Insólitas. The movie is an adaptation of the short novel. In both narratives, we have a character in search of art pieces, moved by personal interests, in the first case Beto and, in the second, the antique dealer. Later, they find a collector who could provide such pieces, Samir in the film and Herwarth in the novel. However, the encounter culminates in the encounter with the invisible collection, which names the filmic and the literary texts, and also with the blindness of the collectors. The collection is called like this because the “real” set of artworks has been sold, although the collector still believes that it lies before him. Therefore, after a brief presentation of these works, followed by notes about adaptation, we will link the idea of the commodity form and the rationalization of production to understand the process of commodification as an effort to make the evaluation act objective. Phantasmagoria, fetish, aura, narrative and experience crisis, tactile and visual perception will be some of the themes approached to think about the social acceleration process which emerges from modernity and its opposition to the pre-modern time (Benjamin, 1987, 1989, 2009, 2012; Kehl, 2009; Marx, 2011; Stallybrass, 2008). Next, the disorder occasioned by the extinction of spatiotemporal structures, which stabilizes life, will be examined with the acceleration process, intending to diagnose about the factors that contributed to this state of affairs, resultant of the modern progress. At the same time, new restructuring attempts to redeem the lost organization will be analyzed (Gagnebin, 2014; Malraux, 2011; Lipovetsky, Serroy, 2015; Barthes, 1984). Lastly, the collection as a regime which aims to assemble and prevents dispersion, which also intends to order the disorder of the world, will be contrasted with others ordering methods, whereupon the collection shows itself as an form of anarchive, bringing back the repressed from the history through the endeavor of reassemble the past through its fragments, no more based in an archivist monument from before, since it reinforces the teleological and rational vision of the historical course and the claim of objectivity to portrayal things “as they happened”, but as a way of read, articulate the past historically. (Baudrillard, 2004; Maciel, 2009; Derrida, 2001; Resende, 2020; Agamben, 2016; Bosi, 1995; Artières, 1998). |
Keywords: | Coleção invisível Invisible collection Classificação Classification Stefan Zweig Bernard Attal Experiência Experience |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Subject: | Literatura Zweig, Stefan, 1881-1942 - Crítica e interpretação Novelas Diretores e produtores de cinema |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Quote: | TOLEDO, Luis Felipe Machado. Enxergar o oculto: as coleções invisíveis de Zweig e Attal. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.149. |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.149 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41323 |
Date of defense: | 21-Feb-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Enxergarocultocoleções.pdf | Dissertação | 4.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License