Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41267
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A química escolar, via ensino remoto: limites e potencialidades do trabalho docente
Título(s) alternativo(s): School chemistry, via remote teaching: limits and potentialities of teaching work
Autor(es): Vieira, Lucas Miranda
Primeiro orientador: Silveira, Hélder Eterno da
Primeiro membro da banca: Derossi, Ingrid Nunes
Segundo membro da banca: Teixeira Junior, José Gonçalves
Resumo: No ano de 2020, o mundo passou a enfrentar uma pandemia, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2; a doença passou a ser anunciada como COVID-19, que espalhou rapidamente por todo o mundo (Lana, et al., 2020). Alertados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), medidas sanitárias foram tomadas, estabelecendo quarentena em território nacional, com determinações restritivas em todos os campos: econômicos e sociais. Ambientes comum de circulação ficaram temporariamente trancados, repartições públicas suspenderam suas atividades e, claro, as escolas e demais instituições de ensino, também suspenderam suas aulas presenciais. (Rocha; Lima, 2020). Logo, as atividades escolares passaram por modificações, seguindo as deliberações do Ministério da Educação (MEC), elas passaram a ser feitas de forma remota, com usos de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets ou computadores), passando então, a utilizar diferentes plataformas de videoconferência como: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, entre outros, para ministrar as aulas, passando a ser confundida com Educação a Distancia (EAD), evitando analogias o modelo começou a ser chamado de Ensino Remoto Emergencial (Rocha; Lima, 2020). A escolha da temática, justificou-se pela dificuldade do docente lidar com os obstáculos que surgiram, a partir da implementação do Ensino Remoto Emergencial como a inaptidão das ferramentas digitais, falta de estrutura, pouca conectividade e ainda, estudantes que necessitavam de um melhor acompanhamento. O desafio foi lecionar, utilizando ferramentas digitais, obrigando todos os envolvidos na educação, a buscar novas propostas metodológicas, para o ensino dos conteúdos (Pena, 2021). O trabalho apresentado proporcionou a elaboração do produto educacional “GUIA DIDÁTICO DE QUIMICA” com intuito de contribuir para que os docentes ampliem seus conhecimentos sobre as ferramentas TDIC’s acessíveis para sua aplicação.
Abstract: In 2020, the world began to face a pandemic, caused by the SARS-CoV-2 coronavirus; the disease came to be advertised as COVID-19, which spread rapidly throughout the world (Lana, et al., 2020). Alerted by the World Health Organization (WHO), sanitary measures were taken, establishing quarantine in the national territory, with restrictive determinations in all fields: economic and social. Common circulation environments were temporarily blocked, public offices suspended their activities and, of course, schools and other educational institutions also suspended their face-to-face classes. (Rocha; Lima, 2020). Soon, school activities underwent modifications, following the deliberations of the Ministry of Education (MEC), they started to be done remotely, with the use of electronic devices (cell phones, tablets or computers), then starting to use different videoconferencing platforms such as: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, among others, to teach classes, starting to be confused with Distance Education (EAD), avoiding analogies, the model began to be called Emergency Remote Teaching (Rocha; Lima, 2020). The choice of the theme was justified by the teacher's difficulty in dealing with the obstacles that arose from the implementation of Emergency Remote Teaching, such as the inability of digital tools, lack of structure, poor connectivity and even students who needed better monitoring. The challenge was to teach, using digital tools, forcing all those involved in education to seek new methodological proposals for teaching content (Pena, 2021). The work presented provided the elaboration of the educational product "DIDACTIC GUIDE OF CHEMISTRY" in order to contribute to the teachers to expand their knowledge about the TDIC's tools accessible for their application.
Palavras-chave: TDIC
Pandemia
Química
Ensino Remoto Emergencial
Pandemic
Chemistry
Emergency Remote Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Internet na educação
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Comunicações digitais
Química - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: VIEIRA, Lucas Miranda. A química escolar, via ensino remoto: limites e potencialidades do trabalho docente. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8125.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8125
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41267
Data de defesa: 18-Dez-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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