Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Lucas Miranda-
dc.date.accessioned2024-02-27T13:30:21Z-
dc.date.available2024-02-27T13:30:21Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationVIEIRA, Lucas Miranda. A química escolar, via ensino remoto: limites e potencialidades do trabalho docente. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8125.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41267-
dc.description.abstractIn 2020, the world began to face a pandemic, caused by the SARS-CoV-2 coronavirus; the disease came to be advertised as COVID-19, which spread rapidly throughout the world (Lana, et al., 2020). Alerted by the World Health Organization (WHO), sanitary measures were taken, establishing quarantine in the national territory, with restrictive determinations in all fields: economic and social. Common circulation environments were temporarily blocked, public offices suspended their activities and, of course, schools and other educational institutions also suspended their face-to-face classes. (Rocha; Lima, 2020). Soon, school activities underwent modifications, following the deliberations of the Ministry of Education (MEC), they started to be done remotely, with the use of electronic devices (cell phones, tablets or computers), then starting to use different videoconferencing platforms such as: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, among others, to teach classes, starting to be confused with Distance Education (EAD), avoiding analogies, the model began to be called Emergency Remote Teaching (Rocha; Lima, 2020). The choice of the theme was justified by the teacher's difficulty in dealing with the obstacles that arose from the implementation of Emergency Remote Teaching, such as the inability of digital tools, lack of structure, poor connectivity and even students who needed better monitoring. The challenge was to teach, using digital tools, forcing all those involved in education to seek new methodological proposals for teaching content (Pena, 2021). The work presented provided the elaboration of the educational product "DIDACTIC GUIDE OF CHEMISTRY" in order to contribute to the teachers to expand their knowledge about the TDIC's tools accessible for their application.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.titleA química escolar, via ensino remoto: limites e potencialidades do trabalho docentept_BR
dc.title.alternativeSchool chemistry, via remote teaching: limits and potentialities of teaching workpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Hélder Eterno da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.contributor.referee1Derossi, Ingrid Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9362791867984298pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira Junior, José Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9133677437543259pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo ano de 2020, o mundo passou a enfrentar uma pandemia, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2; a doença passou a ser anunciada como COVID-19, que espalhou rapidamente por todo o mundo (Lana, et al., 2020). Alertados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), medidas sanitárias foram tomadas, estabelecendo quarentena em território nacional, com determinações restritivas em todos os campos: econômicos e sociais. Ambientes comum de circulação ficaram temporariamente trancados, repartições públicas suspenderam suas atividades e, claro, as escolas e demais instituições de ensino, também suspenderam suas aulas presenciais. (Rocha; Lima, 2020). Logo, as atividades escolares passaram por modificações, seguindo as deliberações do Ministério da Educação (MEC), elas passaram a ser feitas de forma remota, com usos de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets ou computadores), passando então, a utilizar diferentes plataformas de videoconferência como: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, entre outros, para ministrar as aulas, passando a ser confundida com Educação a Distancia (EAD), evitando analogias o modelo começou a ser chamado de Ensino Remoto Emergencial (Rocha; Lima, 2020). A escolha da temática, justificou-se pela dificuldade do docente lidar com os obstáculos que surgiram, a partir da implementação do Ensino Remoto Emergencial como a inaptidão das ferramentas digitais, falta de estrutura, pouca conectividade e ainda, estudantes que necessitavam de um melhor acompanhamento. O desafio foi lecionar, utilizando ferramentas digitais, obrigando todos os envolvidos na educação, a buscar novas propostas metodológicas, para o ensino dos conteúdos (Pena, 2021). O trabalho apresentado proporcionou a elaboração do produto educacional “GUIA DIDÁTICO DE QUIMICA” com intuito de contribuir para que os docentes ampliem seus conhecimentos sobre as ferramentas TDIC’s acessíveis para sua aplicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration107pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8125pt_BR
dc.crossref.doibatchid81c9c152-80eb-4228-9bf0-b3c23ad220a5-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoInternet na educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subject.autorizadoComunicações digitaispt_BR
dc.subject.autorizadoQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuímicaEscolarVia.pdfDissertação7.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
GuiaDidáticoQuímica.pdfProduto1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons