Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41260
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSiqueira, Herbert Rezende-
dc.date.accessioned2024-02-26T18:47:34Z-
dc.date.available2024-02-26T18:47:34Z-
dc.date.issued2024-01-19-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Herbert Rezende. Padrões geométricos elementares e sistemas dinâmicos discretos. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.642.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41260-
dc.description.abstractThis work provides a quick approach to initial concepts of calculus, analysis, and onedimensional discrete dynamical systems, presenting various examples and applications. Based on these examples, six didactic sequences were developed that address dynamical systems and geometric progressions, one of which was adapted to the requirement of first-year high school students where it was applied. We report the results obtained from the application of this didactic sequence, which were remarkable as there was an improvement in student learning as well as incentive of their involvement and interest in Mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectSistemas dinâmicospt_BR
dc.subjectDynamic systemspt_BR
dc.subjectProgressões geométricaspt_BR
dc.subjectGeometric progressionspt_BR
dc.subjectDinâmica unidimensionalpt_BR
dc.subjectOne-dimensional dynamicspt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogical strategiespt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.titlePadrões geométricos elementares e sistemas dinâmicos discretospt_BR
dc.title.alternativeElementary geometric patterns and discrete dynamical systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bronzi, Marcus Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5533638002071025pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Tatiana Miguel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1175816786620680pt_BR
dc.contributor.referee2Bronzi, Marcus Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5533638002071025pt_BR
dc.contributor.referee3Bertoloto, Fabio José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413209139727471pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0343345023727315pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma abordagem rápida de conceitos iniciais de cálculo, análise e sistemas dinâmicos discretos unidimensionais, apresentando diversos exemplos e aplicações. Com base nesses exemplos, foram desenvolvidas seis sequências didáticas que abordam sistemas dinâmicos e progressões geométricas, sendo uma delas adaptada às necessidades dos alunos das turmas de primeiro ano do Ensino Médio onde foram aplicadas. Relatamos os resultados obtidos na aplicação desta sequência didática, os quais foram notáveis, uma vez que houve melhoria na aprendizagem dos alunos, bem como estímulo ao envolvimento e interesse pela Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.642pt_BR
dc.orcid.putcode154114670-
dc.crossref.doibatchid81c9c152-80eb-4228-9bf0-b3c23ad220a5-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PadrõesGeométricosElementares.pdfDissertação102.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons