Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41260Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Siqueira, Herbert Rezende | - |
| dc.date.accessioned | 2024-02-26T18:47:34Z | - |
| dc.date.available | 2024-02-26T18:47:34Z | - |
| dc.date.issued | 2024-01-19 | - |
| dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Herbert Rezende. Padrões geométricos elementares e sistemas dinâmicos discretos. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.642. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41260 | - |
| dc.description.abstract | This work provides a quick approach to initial concepts of calculus, analysis, and onedimensional discrete dynamical systems, presenting various examples and applications. Based on these examples, six didactic sequences were developed that address dynamical systems and geometric progressions, one of which was adapted to the requirement of first-year high school students where it was applied. We report the results obtained from the application of this didactic sequence, which were remarkable as there was an improvement in student learning as well as incentive of their involvement and interest in Mathematics. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Sistemas dinâmicos | pt_BR |
| dc.subject | Dynamic systems | pt_BR |
| dc.subject | Progressões geométricas | pt_BR |
| dc.subject | Geometric progressions | pt_BR |
| dc.subject | Dinâmica unidimensional | pt_BR |
| dc.subject | One-dimensional dynamics | pt_BR |
| dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogical strategies | pt_BR |
| dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
| dc.subject | Didactic sequences | pt_BR |
| dc.title | Padrões geométricos elementares e sistemas dinâmicos discretos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Elementary geometric patterns and discrete dynamical systems | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bronzi, Marcus Augusto | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5533638002071025 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Tatiana Miguel | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1175816786620680 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Bronzi, Marcus Augusto | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5533638002071025 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Bertoloto, Fabio José | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6413209139727471 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0343345023727315 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho traz uma abordagem rápida de conceitos iniciais de cálculo, análise e sistemas dinâmicos discretos unidimensionais, apresentando diversos exemplos e aplicações. Com base nesses exemplos, foram desenvolvidas seis sequências didáticas que abordam sistemas dinâmicos e progressões geométricas, sendo uma delas adaptada às necessidades dos alunos das turmas de primeiro ano do Ensino Médio onde foram aplicadas. Relatamos os resultados obtidos na aplicação desta sequência didática, os quais foram notáveis, uma vez que houve melhoria na aprendizagem dos alunos, bem como estímulo ao envolvimento e interesse pela Matemática. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 150 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.642 | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 154114670 | - |
| dc.crossref.doibatchid | 81c9c152-80eb-4228-9bf0-b3c23ad220a5 | - |
| dc.subject.autorizado | Matemática | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PadrõesGeométricosElementares.pdf | Dissertação | 102.87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
