Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41254
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-3007-6705
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Narrativas que transformam: a influência da abordagem metodológica de história de vida de professores na construção da identidade de licenciandos em química
Título (s) alternativo (s): Narratives that transform: the influence of the methodological approach to teachers' life history in the construction of the identity of chemistry undergraduates
Autor: Santana, Marlúcia Pereira
Primer orientador: Silveira, Hélder Eterno da
Primer miembro de la banca: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Segundo miembro de la banca: Felício, Cinthia Maria
Resumen: Este trabalho tem por objetivo mostrar como a história de vida de professores pode influenciar a percepção sobre a docência de estudantes de um curso de licenciatura em química de uma Instituição de Ensino Superior. Para tanto, construímos os dados partindo das gravações das aulas da disciplina Prointer-Projetos Interdisciplinares desse curso que tem como foco a docência em química, e de entrevistas feitas pelos licenciandos com professores de química do ensino médio. A partir do diálogo com os professores da educação básica, os licenciandos puderam conhecer o cotidiano da profissão docente- e os motivos que levaram esses educadores escolherem à docência. Entendemos que a personalidade docente não “nasce” com a conclusão do curso superior, pelo contrário, é um processo longo, complexo, dinâmico e que exige um esforço individual. O produto desta dissertação é um compêndio em formato de livro eletrônico cujo título é A Química do Ensino: Narrativas Inspiradoras de Docentes.
Abstract: This dissertation aims to demonstrate how the life stories of teachers can influence the perception of teaching by students in a chemistry degree at a university. To this end, we constructed the data based on the recordings of the classes of the discipline Prointer-Interdisciplinary Projects of this course that focuses on chemistry teaching, and from interviews made by the undergraduates with high school chemistry teachers. From the dialogue with the teachers of basic education, the graduates were able to learn about the daily life of the teaching profession - and the reasons that led these educators to choose teaching. We understand that the teaching personality is not "born" with the completion of the higher education course, on the contrary, it is a long, complex, dynamic process that requires an individual effort. The product of this dissertation is a compendium in electronic book format entitled The Chemistry of Teaching: Inspiring Narratives of Teachers.
Palabras clave: Identidade Docente
Teacher Identity
Licenciatura em Química
Undergraduate Chemistry
História de Vida
Life History
Formação de Professores
Teacher Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Tema: Ciência - Estudo e ensino
Professores de química
Licenciaturas
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: SANTANA, Marlúcia Pereira. Narrativas que transformam: a influência da abordagem metodológica de história de vida de professores na construção da identidade de licenciandos em química. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.93.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.93
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41254
Fecha de defensa: 19-dic-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NarrativasTransformamInfluência.pdfDissertação39.79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons