Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41254
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Marlúcia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T14:11:40Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T14:11:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Marlúcia Pereira. Narrativas que transformam: a influência da abordagem metodológica de história de vida de professores na construção da identidade de licenciandos em química. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.93. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41254 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to demonstrate how the life stories of teachers can influence the perception of teaching by students in a chemistry degree at a university. To this end, we constructed the data based on the recordings of the classes of the discipline Prointer-Interdisciplinary Projects of this course that focuses on chemistry teaching, and from interviews made by the undergraduates with high school chemistry teachers. From the dialogue with the teachers of basic education, the graduates were able to learn about the daily life of the teaching profession - and the reasons that led these educators to choose teaching. We understand that the teaching personality is not "born" with the completion of the higher education course, on the contrary, it is a long, complex, dynamic process that requires an individual effort. The product of this dissertation is a compendium in electronic book format entitled The Chemistry of Teaching: Inspiring Narratives of Teachers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Identidade Docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher Identity | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.subject | Undergraduate Chemistry | pt_BR |
dc.subject | História de Vida | pt_BR |
dc.subject | Life History | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher Education | pt_BR |
dc.title | Narrativas que transformam: a influência da abordagem metodológica de história de vida de professores na construção da identidade de licenciandos em química | pt_BR |
dc.title.alternative | Narratives that transform: the influence of the methodological approach to teachers' life history in the construction of the identity of chemistry undergraduates | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Hélder Eterno da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9626994578221224 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Paulo Vitor Teodoro de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9812092792083903 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Felício, Cinthia Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9383981224780622 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4590462001548381 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo mostrar como a história de vida de professores pode influenciar a percepção sobre a docência de estudantes de um curso de licenciatura em química de uma Instituição de Ensino Superior. Para tanto, construímos os dados partindo das gravações das aulas da disciplina Prointer-Projetos Interdisciplinares desse curso que tem como foco a docência em química, e de entrevistas feitas pelos licenciandos com professores de química do ensino médio. A partir do diálogo com os professores da educação básica, os licenciandos puderam conhecer o cotidiano da profissão docente- e os motivos que levaram esses educadores escolherem à docência. Entendemos que a personalidade docente não “nasce” com a conclusão do curso superior, pelo contrário, é um processo longo, complexo, dinâmico e que exige um esforço individual. O produto desta dissertação é um compêndio em formato de livro eletrônico cujo título é A Química do Ensino: Narrativas Inspiradoras de Docentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 113 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.93 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 154117173 | - |
dc.crossref.doibatchid | 81c9c152-80eb-4228-9bf0-b3c23ad220a5 | - |
dc.subject.autorizado | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Professores de química | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Licenciaturas | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NarrativasTransformamInfluência.pdf | Dissertação | 39.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License