Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Marlúcia Pereira-
dc.date.accessioned2024-02-26T14:11:40Z-
dc.date.available2024-02-26T14:11:40Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationSANTANA, Marlúcia Pereira. Narrativas que transformam: a influência da abordagem metodológica de história de vida de professores na construção da identidade de licenciandos em química. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.93.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41254-
dc.description.abstractThis dissertation aims to demonstrate how the life stories of teachers can influence the perception of teaching by students in a chemistry degree at a university. To this end, we constructed the data based on the recordings of the classes of the discipline Prointer-Interdisciplinary Projects of this course that focuses on chemistry teaching, and from interviews made by the undergraduates with high school chemistry teachers. From the dialogue with the teachers of basic education, the graduates were able to learn about the daily life of the teaching profession - and the reasons that led these educators to choose teaching. We understand that the teaching personality is not "born" with the completion of the higher education course, on the contrary, it is a long, complex, dynamic process that requires an individual effort. The product of this dissertation is a compendium in electronic book format entitled The Chemistry of Teaching: Inspiring Narratives of Teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIdentidade Docentept_BR
dc.subjectTeacher Identitypt_BR
dc.subjectLicenciatura em Químicapt_BR
dc.subjectUndergraduate Chemistrypt_BR
dc.subjectHistória de Vidapt_BR
dc.subjectLife Historypt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.titleNarrativas que transformam: a influência da abordagem metodológica de história de vida de professores na construção da identidade de licenciandos em químicapt_BR
dc.title.alternativeNarratives that transform: the influence of the methodological approach to teachers' life history in the construction of the identity of chemistry undergraduatespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Hélder Eterno da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee2Felício, Cinthia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4590462001548381pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo mostrar como a história de vida de professores pode influenciar a percepção sobre a docência de estudantes de um curso de licenciatura em química de uma Instituição de Ensino Superior. Para tanto, construímos os dados partindo das gravações das aulas da disciplina Prointer-Projetos Interdisciplinares desse curso que tem como foco a docência em química, e de entrevistas feitas pelos licenciandos com professores de química do ensino médio. A partir do diálogo com os professores da educação básica, os licenciandos puderam conhecer o cotidiano da profissão docente- e os motivos que levaram esses educadores escolherem à docência. Entendemos que a personalidade docente não “nasce” com a conclusão do curso superior, pelo contrário, é um processo longo, complexo, dinâmico e que exige um esforço individual. O produto desta dissertação é um compêndio em formato de livro eletrônico cujo título é A Química do Ensino: Narrativas Inspiradoras de Docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration113pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.93pt_BR
dc.orcid.putcode154117173-
dc.crossref.doibatchid81c9c152-80eb-4228-9bf0-b3c23ad220a5-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores de químicapt_BR
dc.subject.autorizadoLicenciaturaspt_BR
dc.subject.autorizadoFormação de professorespt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativasTransformamInfluência.pdfDissertação39.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons