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Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Trabalho, educação e sujeito: o discurso neoliberal nas publicidades dos Guias das Profissões 2018 e 2019
Alternate title (s): Work, education and subject: the neoliberal discourse in the advertisings of the 2018 and 2019 Careers Guides
Author: Oliveira, Raquel Ribeiro de
First Advisor: Dorne, Vinícius Durval
First member of the Committee: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Second member of the Committee: Júnior, Antônio Fernandes
Third member of the Committee: Sá, Israel de
Fourth member of the Committee: Stafuzza, Grenissa Bonvino
Summary: A presente tese de doutorado se constrói sobre duas questões de pesquisa principais: “Quais formações imaginárias con(formam) sentidos sobre a universidade e sobre o sujeito universitário no funcionamento discursivo das publicidades na edição especial Guia das Profissões, da editora Abril, anos 2018 e 2019?” e “Como o discurso sobre o trabalho e sobre a educação (se) inscrevem (n)as formações imaginárias e (n)a divisão social do trabalho presentes no Guia das Profissões?”. Desta forma, nosso corpus é constituído por 37 publicidades veiculadas no Guia das Profissões anos 2018 e 2019, volumes impressos. Nesse recorte, observamos como se produzem as visibilidades e invisibilidades, especialmente, pelas fotografias dos sujeitos presentes nessas publicidades. Para o desenvolvimento deste estudo, a Análise do Discurso Francesa (AD) é a nossa ancoragem teórica- metodológica principal, pois é por meio desse dispositivo que desenvolvemos nosso trabalho de descrição, interpretação e análise das materialidades. Além da AD, refletimos também sobre especificidades da fotografia e da publicidade, bem como sobre os estudos sobre o trabalho, a educação e o neoliberalismo. Por meio do empreendimento de leitura, descrição e interpretação das publicidades selecionadas, procedemos ao gesto analítico de observar as regularidades discursivas que se faziam presentes no corpus. A partir da leitura analítica dos enunciados publicitáriose das fotografias constitutivos das publicidades, chegamos às seguintes regularidades: discursos da meritocracia, da inclusão social, da divisão racial, da competitividade e do sucesso, da qualidade e reconhecimento e felicidade. As condições de produção que determinam historicamente a visibilidade e a invisibilidade de determinados sujeitos nas fotografias e de sentidos sobre e para a educação – e, em consequência, sobre e para o trabalho – nos permitem refletir sobre as formações discursivas, em especial a neoliberal, em que esses enunciados publicitários se inscrevem, produzindo sentidos de que a universidade é lugar para alguns e não para outros. Essa reflexão nos possibilitou compreender quem são esses (in)visíveis nas publicações e a formação social que os interpela nesse lugar de (in)visibilidade e de (não) acesso. Além disso, nossas análises permitem perceber o funcionamento neoliberal constituindo e produzindo os sentidos de educação e da divisão social do trabalho na contemporaneidade.
Abstract: This doctoral thesis is built on two main research questions: "What imaginary formations con(form) meanings about the university and the university subject in the discursive functioning of the advertisements in the special edition Guia das Profissões, published by Abril, 2018 and 2019?" and "How is the discourse about work and education (inscribed) in the imaginary formations and (in) the social division of labor present in Guia das Profissões?". Thus, our corpus consists of 37 advertisements published in the Guia das Profissões 2018 and 2019 printed volumes. In this section, we observed how visibilities and invisibilities are produced, especially through the photographs of the subjects in these advertisements. For the development of this study, French Discourse Analysis (DA) is our main theoretical-methodological anchor, since it is through this device that we develop our work of description, interpretation and analysis of the materialities. In addition to DA, we also reflected on the specificities of photography and advertising, as well as studies on work, education and neoliberalism. By reading, describing and interpreting the selected advertisements, we proceeded to observe the discursive regularities that were present in the corpus. From an analytical reading of the linguistic statements and photographs that make up the advertisements, we arrived at the following regularities: discourses of meritocracy, social inclusion, racial division, competitiveness and success, quality and recognition and happiness. The conditions of production that historically determine the visibility and invisibility of certain subjects in the photographs and the meanings about and for education - and, consequently, about and for work - allow us to reflect on the discursive formations, especially the neoliberal one, in which these statements are inscribed, producing meanings that university is a place for some and not for others. This reflection has enabled us to understand who these (in)visible people are in the publications and the social formation that challenges them in this place of (in)visibility and (non)access. In addition, our analyses allow us to perceive the neoliberal functioning that constitutes and produces the meanings of education and the social division of labor in contemporary times.
Keywords: Sujeito
Discurso neoliberal
Trabalho
Educação
Guia do Estudante
Subject
Neoliberal discourse
Work
Education
Student Guide
Trabajo
Educación
Guia del Estudiante
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Profissões
Análise do discurso - França
Neoliberalismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: OLIVEIRA, Raquel Ribeiro de. Trabalho, educação e sujeito: o discurso neoliberal nas publicidades dos Guias das Profissões 2018 e 2019. 2023. 190 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7071.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7071
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41237
Date of defense: 28-Sep-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

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