Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41228
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Atributos físicos hídricos do solo no estudo da espacialização da produtividade da soja
Autor(es): Maicá, Victor Hugo Ferreira
Primeiro orientador: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Primeiro membro da banca: Batista, Araina Hulmann
Segundo membro da banca: Oliveira, Maurício Alves de
Resumo: A soja (Glycine max L.), leguminosa da família Fabaceae, é a planta mais produzida em todo mundo, tendo ao Brasil como maior produtor com mais de 44 milhões de hectares semeados na safra 2022/23 e produção superior a 155 milhões de toneladas. Com o aumento crescente da população mundial, cresce também a demanda por recursos alimentícios e a necessidade de aumentar a produtividade das áreas agrícolas. A agricultura de precisão-AP é uma das principais ferramentas que pode ser utilizada nessa missão. É uma abordagem para o gerenciamento agrícola com base em informações precisas e exatas para orientar as decisões a serem tomadas a campo. O trabalho teve como objetivo avaliar a variabilidade espacial dos atributos físico- hídricos do solo e a sua correlação com a produtividade da soja cultivada sob sequeiro na região do Triângulo Mineiro. O trabalho de pesquisa foi realizado na fazenda experimental do Campus Glória, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia, em área de 48 ha, em solo tipo Latossolo Vermelho. As análises de atributos do solo foram realizadas seguindo a malha amostral criada no software QGIS, de 1 ponto por hectare e localizados a campo por meio de aparelho GNSS de navegação. As análises realizadas foram de condutividade elétrica, capacidade de campo, ponto de murcha permanente, textura do solo, densidade do solo, capacidade de água disponível, macro e microporosidade e porosidade total, todas elas na profundidade de 0-0,2m. Os resultados foram tratados utilizando estatística descritiva, correlação de Pearson e com geoestatística, com uso do plug-in Smart Map no ambiente Qgis. Áreas com maiores teores de argila apresentaram maiores valores para capacidade de campo, porém essa relação não refletiu na produtividade. Quanto as características físicas do solo, não foi possivel apontar uma característica que estaria mais correlacionada com a produtividade. Estudos em dinâmica dos fluidos e drenagem do solo devem ser realizados para comprovar que as áreas com maior produtividade são áreas mais bem drenadas.
Palavras-chave: Agricultura de precisão
Glycine Max.
Física do solo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MAICÁ, Victor Hugo Ferreira. Atributos físicos-hídricos do solo no estudo da espacialização da produtividade da soja, 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41228
Data de defesa: 29-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtributosFísicosHídricos.pdf857.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.