Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41206
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A inovação na indústria e comércio por meio da transformação digital: uma análise do mercado brasileiro
Título(s) alternativo(s): Innovation in industry and commerce through digital transformation: an analysis of the Brazilian market
Autor(es): Nava, Leonardo Guerreiro Nascimbem
Primeiro orientador: Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da
Primeiro membro da banca: Arantes, Luciano José
Segundo membro da banca: Souza, Felipe Chagas Rodrigues de
Resumo: A Transformação Digital (TD) é um assunto cada vez mais frequente em discussões a respeito da inovação corporativa, sobretudo após o cenário pandêmico da COVID-19. A TD passou a ser um elemento essencial para a estratégia das empresas dos mais diversos segmentos, por meio da adoção de novas tecnologias, digitalização de processos, implementação de canais digitais para marketing e vendas ou mesmo a concepção de novos negócios. Com os hábitos da população cada vez mais digitalizados, as corporações se viram na necessidade de acompanhar esse progresso, refletindo-o em suas operações. Inerente à TD está a inovação. Com a digitalização propiciando o surgimento de novos produtos, novos processos e novos negócios, manifestações de soluções inovadoras também são potencializadas. Nesse contexto, busca-se entender quais as principais inovações, tecnologias, dificuldades e efeitos decorrentes da transformação digital, no Brasil, nos últimos anos, mais especificamente dentro dos segmentos da indústria e do comércio, bem como qual a relação dessas mudanças com o cenário pandêmico recente. Para isso, foi feita uma Revisão Bibliográfica Sistemática, com foco na análise descritiva de artigos de periódicos. Os casos provenientes dos artigos foram então categorizados e confrontados com o referencial teórico. Como principais resultados, foi possível concluir que os artigos analisados representam bem a fundamentação teórica e podem exemplificar as categorizações e divisões propostas. Também observaram-se exemplos de novas tecnologias, inovações e dificuldades trazidas pelo COVID-19. Enxerga-se, entretanto, uma certa falta de produções acadêmicas que tragam casos aprofundados e com mais detalhes sobre a TD e a inovação, sobretudo nos setores da indústria e do comércio, sendo essa uma motivação para produções futuras.
Abstract: Digital Transformation (DT) is an increasingly common topic in discussions about corporate innovation, especially after the COVID-19 pandemic scenario. DT has become an essential element for the strategy of companies across various sectors, through the adoption of new technologies, digitalization of processes, implementation of digital channels for marketing and sales, or even the conception of new businesses. With the population's habits becoming more and more digitized, corporations found themselves needing to keep up with this progress, reflecting it in their operations. Inherent to DT is innovation. As digitalization enables the emergence of new products, processes, and businesses, manifestations of innovative solutions are also magnified. In this context, the aim is to understand the main innovations, technologies, difficulties, and effects resulting from digital transformation in Brazil in recent years, specifically within the industry and commerce sectors, as well as the relationship of these changes with the recent pandemic scenario. For this purpose, a Systematic Literature Review was conducted, focusing on the descriptive analysis of journal articles. Cases from the articles were then categorized and compared with the theoretical framework. As the main results, it was possible to conclude that the analyzed articles well represent the theoretical foundation and can exemplify the proposed categorizations and divisions. Examples of new technologies, innovations, and challenges brought by COVID-19 were also observed. However, there seems to be a certain lack of academic productions providing in-depth cases and more details about DT and innovation, especially in the industry and commerce sectors, which serves as motivation for future productions.
Palavras-chave: Inovação
Innovation
Transformação digital
Digital transformation
Digitalização
Digitalization
Indústria
Industry
Comércio
Commerce
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NAVA, Leonardo Guerreiro Nascimbem. A inovação na indústria e comércio por meio da transformação digital: uma análise do mercado brasileiro. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41206
Data de defesa: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecatrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InovaçãoIndústriaComércio.pdf590.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.