Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41206
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNava, Leonardo Guerreiro Nascimbem-
dc.date.accessioned2024-02-20T14:46:15Z-
dc.date.available2024-02-20T14:46:15Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationNAVA, Leonardo Guerreiro Nascimbem. A inovação na indústria e comércio por meio da transformação digital: uma análise do mercado brasileiro. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41206-
dc.description.abstractDigital Transformation (DT) is an increasingly common topic in discussions about corporate innovation, especially after the COVID-19 pandemic scenario. DT has become an essential element for the strategy of companies across various sectors, through the adoption of new technologies, digitalization of processes, implementation of digital channels for marketing and sales, or even the conception of new businesses. With the population's habits becoming more and more digitized, corporations found themselves needing to keep up with this progress, reflecting it in their operations. Inherent to DT is innovation. As digitalization enables the emergence of new products, processes, and businesses, manifestations of innovative solutions are also magnified. In this context, the aim is to understand the main innovations, technologies, difficulties, and effects resulting from digital transformation in Brazil in recent years, specifically within the industry and commerce sectors, as well as the relationship of these changes with the recent pandemic scenario. For this purpose, a Systematic Literature Review was conducted, focusing on the descriptive analysis of journal articles. Cases from the articles were then categorized and compared with the theoretical framework. As the main results, it was possible to conclude that the analyzed articles well represent the theoretical foundation and can exemplify the proposed categorizations and divisions. Examples of new technologies, innovations, and challenges brought by COVID-19 were also observed. However, there seems to be a certain lack of academic productions providing in-depth cases and more details about DT and innovation, especially in the industry and commerce sectors, which serves as motivation for future productions.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectDigital transformationpt_BR
dc.subjectDigitalizaçãopt_BR
dc.subjectDigitalizationpt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectIndustrypt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectCommercept_BR
dc.titleA inovação na indústria e comércio por meio da transformação digital: uma análise do mercado brasileiropt_BR
dc.title.alternativeInnovation in industry and commerce through digital transformation: an analysis of the Brazilian marketpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7676004124949982pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Luciano José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909679141216768pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Felipe Chagas Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1511024294969179pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Transformação Digital (TD) é um assunto cada vez mais frequente em discussões a respeito da inovação corporativa, sobretudo após o cenário pandêmico da COVID-19. A TD passou a ser um elemento essencial para a estratégia das empresas dos mais diversos segmentos, por meio da adoção de novas tecnologias, digitalização de processos, implementação de canais digitais para marketing e vendas ou mesmo a concepção de novos negócios. Com os hábitos da população cada vez mais digitalizados, as corporações se viram na necessidade de acompanhar esse progresso, refletindo-o em suas operações. Inerente à TD está a inovação. Com a digitalização propiciando o surgimento de novos produtos, novos processos e novos negócios, manifestações de soluções inovadoras também são potencializadas. Nesse contexto, busca-se entender quais as principais inovações, tecnologias, dificuldades e efeitos decorrentes da transformação digital, no Brasil, nos últimos anos, mais especificamente dentro dos segmentos da indústria e do comércio, bem como qual a relação dessas mudanças com o cenário pandêmico recente. Para isso, foi feita uma Revisão Bibliográfica Sistemática, com foco na análise descritiva de artigos de periódicos. Os casos provenientes dos artigos foram então categorizados e confrontados com o referencial teórico. Como principais resultados, foi possível concluir que os artigos analisados representam bem a fundamentação teórica e podem exemplificar as categorizações e divisões propostas. Também observaram-se exemplos de novas tecnologias, inovações e dificuldades trazidas pelo COVID-19. Enxerga-se, entretanto, uma certa falta de produções acadêmicas que tragam casos aprofundados e com mais detalhes sobre a TD e a inovação, sobretudo nos setores da indústria e do comércio, sendo essa uma motivação para produções futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration55pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecatrônica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InovaçãoIndústriaComércio.pdf590.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.