Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41178
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-4988-2783
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Artes de viver: bairro Patrimônio em um cirandar de sentidos articulados a partir do projeto Reduto Negro.
Título(s) alternativo(s): Arts of living: a heritage neighborhood in a circle of meanings articulated from the Reduto Negro project.
Autor(es): Nunes, Débora Costa
Primeiro orientador: Campo, Mônica Brincalepe
Primeiro membro da banca: Anzuategui, Sabina Reggiani
Segundo membro da banca: Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo subsidiar a proposta de criação de um documentário poético, propondo enveredar nas complexas dinâmicas do cotidiano do Patrimônio, o bairro mais antigo da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Negando a passividade do sujeito frente a estrutura, essa pesquisa é evidência da pujança de vida e do o uso criativo que os sujeitos fazem das coisas em suas Artes de Viver. Metodologicamente a pesquisa se fundamenta na análise da ação dos sujeitos: as táticas e estratégias elaboradas pelos atuais e/ou antigos moradores do bairro instigados pelo projeto de intervenção artística Reduto Negro; os tensionamentos, disputas e articulações que protagonizam a medida em que significam e produzem o cotidiano, posições identitárias, memórias e vivências em ambiência digital. Proposta que busca compreender como os moradores remanescentes significam suas memórias e identidades frente as transformações do bairro. Assim como pensar os sujeitos nos processos de comunicação no município tendo em vista o fato que eles vivenciam e resistem a um instaurado processo de gentrificação no cotidiano de um bairro popular, outrora declarado maioritariamente negro. A análise de mídias, em consonância ao movimento dialético desta pesquisa, apoia-se de modo ensaístico no conceito de vetor.
Abstract: This research aims to support the proposal for the creation of a poetic documentary, suggesting delving into the complex dynamics of everyday life in Patrimônio, the oldest neighborhood in the city of Uberlândia, Minas Gerais. Denying the passivity of the subject in the face of structure, this research is evidence of the vitality of life and the creative use that individuals make of things in their Arts of Living. Methodologically, the research is based on the analysis of the actions of the subjects: the tactics and strategies developed by current and/or former residents of the neighborhood inspired by the Reduto Negro artistic intervention project; the tensions, disputes, and articulations they engage in as they signify and produce everyday life, identity positions, memories, and experiences in a digital environment. The proposal seeks to understand how the remaining residents give meaning to their memories and identities in the face of neighborhood transformations. It also aims to consider individuals in communication processes within the municipality, given that they experience and resist an established process of gentrification in the daily life of a once predominantly black neighborhood. The analysis of media, in line with the dialectical movement of this research, is essayistically based on the concept of the vector.
Palavras-chave: Bairro Patrimônio
Posições identitárias
Ambiência digital
Táticas e estratégias
Patrimônio nighborhood
Identy positions
Digital ambience
Tatics and strategies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: NUNES, Débora Costa. Artes de viver: bairro patrimônio em um cirandar de sentidos articulados a partir do projeto reduto negro. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.595
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.595
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41178
Data de defesa: 29-Nov-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtesViverBairro.pdf12.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons