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dc.creatorNunes, Débora Costa-
dc.date.accessioned2024-02-16T15:21:59Z-
dc.date.available2024-02-16T15:21:59Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationNUNES, Débora Costa. Artes de viver: bairro patrimônio em um cirandar de sentidos articulados a partir do projeto reduto negro. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.595pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41178-
dc.description.abstractThis research aims to support the proposal for the creation of a poetic documentary, suggesting delving into the complex dynamics of everyday life in Patrimônio, the oldest neighborhood in the city of Uberlândia, Minas Gerais. Denying the passivity of the subject in the face of structure, this research is evidence of the vitality of life and the creative use that individuals make of things in their Arts of Living. Methodologically, the research is based on the analysis of the actions of the subjects: the tactics and strategies developed by current and/or former residents of the neighborhood inspired by the Reduto Negro artistic intervention project; the tensions, disputes, and articulations they engage in as they signify and produce everyday life, identity positions, memories, and experiences in a digital environment. The proposal seeks to understand how the remaining residents give meaning to their memories and identities in the face of neighborhood transformations. It also aims to consider individuals in communication processes within the municipality, given that they experience and resist an established process of gentrification in the daily life of a once predominantly black neighborhood. The analysis of media, in line with the dialectical movement of this research, is essayistically based on the concept of the vector.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBairro Patrimôniopt_BR
dc.subjectPosições identitáriaspt_BR
dc.subjectAmbiência digitalpt_BR
dc.subjectTáticas e estratégiaspt_BR
dc.subjectPatrimônio nighborhoodpt_BR
dc.subjectIdenty positionspt_BR
dc.subjectDigital ambiencept_BR
dc.subjectTatics and strategiespt_BR
dc.titleArtes de viver: bairro Patrimônio em um cirandar de sentidos articulados a partir do projeto Reduto Negro.pt_BR
dc.title.alternativeArts of living: a heritage neighborhood in a circle of meanings articulated from the Reduto Negro project.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee1Anzuategui, Sabina Reggiani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4230271209602280pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944925833383680pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo subsidiar a proposta de criação de um documentário poético, propondo enveredar nas complexas dinâmicas do cotidiano do Patrimônio, o bairro mais antigo da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Negando a passividade do sujeito frente a estrutura, essa pesquisa é evidência da pujança de vida e do o uso criativo que os sujeitos fazem das coisas em suas Artes de Viver. Metodologicamente a pesquisa se fundamenta na análise da ação dos sujeitos: as táticas e estratégias elaboradas pelos atuais e/ou antigos moradores do bairro instigados pelo projeto de intervenção artística Reduto Negro; os tensionamentos, disputas e articulações que protagonizam a medida em que significam e produzem o cotidiano, posições identitárias, memórias e vivências em ambiência digital. Proposta que busca compreender como os moradores remanescentes significam suas memórias e identidades frente as transformações do bairro. Assim como pensar os sujeitos nos processos de comunicação no município tendo em vista o fato que eles vivenciam e resistem a um instaurado processo de gentrificação no cotidiano de um bairro popular, outrora declarado maioritariamente negro. A análise de mídias, em consonância ao movimento dialético desta pesquisa, apoia-se de modo ensaístico no conceito de vetor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.595pt_BR
dc.orcid.putcode153402184-
dc.crossref.doibatchid1f4b89c3-a107-46d7-b108-e3e41901ffa7-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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