Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41146
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-7951-7151
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Fecha de embargo: 2026-02-14
Título: Design Inclusivo: Apoio de leitura para criança com baixa visão
Autor: Pastore, Ana Júlia Monteiro
Primer orientador: Braga, Juliana Cardoso
Primer miembro de la banca: Silva, Aline Teixeira Souza
Segundo miembro de la banca: Souza, Fábio Reis de
Resumen: A inclusão social e o acesso aos direitos, sempre foi um dos principais desafios enfrentados pelas pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Reconhecendo as dificuldades apresentadas pela deficiência visual no âmbito escolar e civil, o presente trabalho visa por meio do design inclusivo desenvolver um suporte de leitura para uma criança com baixa visão, promovendo uma participação efetiva no ambiente escolar e possibilitando a execução das atividades escolares e de leitura de forma agradável e ergonômica. A metodologia utilizada foi o Double Diamond e a partir dele foram realizadas diversas etapas metodológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do projeto, como revisão bibliográfica, realização de entrevistas, questionários, desenvolvimento de estudos em sketches, mockups, criação do protótipo com uso de Manufatura Aditiva (MA) e a validação do produto. Os resultados finais demonstraram que o Design de produto desenvolvido atendeu às expectativas do usuário e cumpriu com uma lista de requisitos de projeto estabelecidos no início do projeto incluindo requisitos estéticos, funcionais ergonômicos e de inclusão. O plano inclinado buscou proporcionar a inclusão no ambiente escolar e de estudo da criança com baixa visão por meio do Design e do uso da tecnologia de Manufatura Aditiva contribuindo para uma sociedade justa e acessível.
Abstract: Social inclusion and access to rights has always been one of the main challenges faced by people with some kind of disability. Recognizing the difficulties presented by visual impairment in the school and civil spheres, this work aims, through inclusive design, to develop a reading support for a child with low vision, promoting effective participation in the school environment and making it possible to carry out school and reading activities in a pleasant and ergonomic way. The methodology used was Double Diamond, which involved several methodological stages that contributed significantly to the development of the project, such as a literature review, interviews, questionnaires, development of sketches, mockups, creation of the prototype using Additive Manufacturing (AM) and product validation. The final results showed that the product design developed met the user's expectations and complied with a list of project requirements established at the start of the project, including aesthetic, functional, ergonomic and inclusion requirements. The inclined plane sought to provide inclusion in the school and study environment for children with low vision through design and the use of Additive Manufacturing technology, contributing to a fair and accessible society.
Palabras clave: Criança com baixa visão
Plano Inclinado
Tecnologia Assistiva (TA)
Design inclusivo
Design de produto
Low vision child
Inclined plane
Assistive technology (AT)
Inclusive design
Product design
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PASTORE, Ana Júlia Monteiro. Design Inclusivo: Apoio de leitura para criança com baixa visão. 2023. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41146
Fecha de defensa: 21-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesignInclusivoApoio.pdf
  Hasta 2026-02-14
21.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir    Request a copy
DesenhoTécnicoApoio.pdf
  Hasta 2026-02-14
5.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons