Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41146
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-7951-7151
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Embargo Date: 2026-02-14
Title: Design Inclusivo: Apoio de leitura para criança com baixa visão
Author: Pastore, Ana Júlia Monteiro
First Advisor: Braga, Juliana Cardoso
First member of the Committee: Silva, Aline Teixeira Souza
Second member of the Committee: Souza, Fábio Reis de
Summary: A inclusão social e o acesso aos direitos, sempre foi um dos principais desafios enfrentados pelas pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Reconhecendo as dificuldades apresentadas pela deficiência visual no âmbito escolar e civil, o presente trabalho visa por meio do design inclusivo desenvolver um suporte de leitura para uma criança com baixa visão, promovendo uma participação efetiva no ambiente escolar e possibilitando a execução das atividades escolares e de leitura de forma agradável e ergonômica. A metodologia utilizada foi o Double Diamond e a partir dele foram realizadas diversas etapas metodológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do projeto, como revisão bibliográfica, realização de entrevistas, questionários, desenvolvimento de estudos em sketches, mockups, criação do protótipo com uso de Manufatura Aditiva (MA) e a validação do produto. Os resultados finais demonstraram que o Design de produto desenvolvido atendeu às expectativas do usuário e cumpriu com uma lista de requisitos de projeto estabelecidos no início do projeto incluindo requisitos estéticos, funcionais ergonômicos e de inclusão. O plano inclinado buscou proporcionar a inclusão no ambiente escolar e de estudo da criança com baixa visão por meio do Design e do uso da tecnologia de Manufatura Aditiva contribuindo para uma sociedade justa e acessível.
Abstract: Social inclusion and access to rights has always been one of the main challenges faced by people with some kind of disability. Recognizing the difficulties presented by visual impairment in the school and civil spheres, this work aims, through inclusive design, to develop a reading support for a child with low vision, promoting effective participation in the school environment and making it possible to carry out school and reading activities in a pleasant and ergonomic way. The methodology used was Double Diamond, which involved several methodological stages that contributed significantly to the development of the project, such as a literature review, interviews, questionnaires, development of sketches, mockups, creation of the prototype using Additive Manufacturing (AM) and product validation. The final results showed that the product design developed met the user's expectations and complied with a list of project requirements established at the start of the project, including aesthetic, functional, ergonomic and inclusion requirements. The inclined plane sought to provide inclusion in the school and study environment for children with low vision through design and the use of Additive Manufacturing technology, contributing to a fair and accessible society.
Keywords: Criança com baixa visão
Plano Inclinado
Tecnologia Assistiva (TA)
Design inclusivo
Design de produto
Low vision child
Inclined plane
Assistive technology (AT)
Inclusive design
Product design
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PASTORE, Ana Júlia Monteiro. Design Inclusivo: Apoio de leitura para criança com baixa visão. 2023. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41146
Date of defense: 21-Nov-2023
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesignInclusivoApoio.pdf
  Until 2026-02-14
21.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open    Request a copy
DesenhoTécnicoApoio.pdf
  Until 2026-02-14
5.77 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons