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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-1190-0492
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Infecções sexualmente transmissíveis: A perspectiva da professora de ciências em turmas com estudantes privados de liberdade
Título(s) alternativo(s): Sexually transmitted infections: The perspective of a science teacher in classes with students deprived of liberty
Autor(es): Soares, Silvana Durães
Primeiro orientador: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Santos, Sandro Prado
Segundo membro da banca: Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar uma sequência didática sobre a temática infecções sexualmente transmissíveis desenvolvida em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – ensino fundamental, em uma escola estadual localizada em um presídio, na região do Triângulo Mineiro. Tendo em vista que a saúde prisional vem gradativamente sendo colocada em pauta no cenário das políticas públicas, por meio da educação e com ações preventivas, mediante as publicações das legislações que estabelecem e conduzem o processo de cuidado à saúde das pessoas privadas de liberdade. Esta dissertação tem como objetivos: contribuir para que os estudantes privados de liberdade compreendam a necessidade de se proteger contra as ISTs no ambiente prisional; orientar sobre os cuidados e os tratamentos quando infectado; elaborar uma sequência didática para que outros/as professores/as de Ciências que atuam na EJA e/ou em sistemas prisionais, abordem a temática IST e, elaborar um material didático (produto educacional) que oriente a PPL sobre as principais ISTs que ocorrem no sistema prisional. A vivência como docente neste sistema prisional possibilitou a constatação de que as pessoas privadas de liberdade convivem com uma quantidade de patologias consideráveis para a saúde, pois o ambiente é insalubre e muitas vezes violento, além de sofrer principalmente com o preconceito e a discriminação da sociedade. É notória a precariedade com relação à assistência à saúde dos internos. Dessa forma, durante as aulas do conteúdo de Ciências e Biologia, traçam-se estratégias de ensino para explicar sobre as infecções sexualmente transmissíveis, prevenção e tipos de sintomas. Assim, a partir das reflexões geradas nesta dissertação foi possível elaborar o produto educacional intitulado “Abordagem sobre as infecções sexualmente transmissíveis: conhecendo a prevenção, os riscos e os cuidados necessários”, que foi validado por quatro professores de Ciências que atuam na EJA. Espera-se que este material sobre IST, possa oportunizar reflexões e estratégias metodológicas para que outros docentes de Ciências que atuam na Educação de Jovens e Adultos desenvolvam ações visando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
Abstract: The present research aimed to analyze a didactic sequence on the topic of sexually transmitted infections developed in a Youth and Adult Education class – elementary school, in a state school located in a prison, in the Triângulo Mineiro region. Bearing in mind that prison health has gradually been put on the agenda in the public policy scenario, through education and preventive actions, through the publication of legislation that establishes and guides the process of health care for people deprived of liberty. This dissertation aims to: help students deprived of liberty understand the need to protect themselves against STIs in the prison environment; provide guidance on care and treatments when infected; develop a didactic sequence so that other Science teachers who work in EJA and/or prison systems can address the STI theme and, develop a teaching material (educational product) that guides the PPL on the main STIs that occur in the prison system. The experience as a teacher in this prison system made it possible to see that people deprived of liberty live with a number of considerable health pathologies, as the environment is unhealthy and often violent, in addition to suffering mainly from prejudice and discrimination in society. . The precariousness regarding health care for inmates is notorious. Therefore, during Science and Biology content classes, teaching strategies are outlined to explain sexually transmitted infections, prevention and types of symptoms. Thus, based on the reflections generated in this dissertation, it was possible to develop the educational product entitled “Approach to sexually transmitted infections: understanding prevention, risks and necessary care”, which was validated by four Science teachers who work at EJA. It is hoped that this material on IST can provide opportunities for reflection and methodological strategies so that other Science teachers working in Youth and Adult Education can develop actions aimed at improving teaching and learning processe
Palavras-chave: Infecções sexualmente transmissíveis
Pessoas privadas de liberdade
Educação de jovens e adultos
Relato de experiência
Sexually transmitted infections
Persons deprived of liberty
Youth and adult education
Ciência
Estudo ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: SOARES, Silvana Durães. Infecções sexualmente transmissíveis: A perspectiva da professora de ciências em turmas com estudantes privados de liberdade. 2023. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2023.649.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.649
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41133
Data de defesa: 8-Nov-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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