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dc.creatorSoares, Silvana Durães-
dc.date.accessioned2024-02-07T19:07:34Z-
dc.date.available2024-02-07T19:07:34Z-
dc.date.issued2023-11-08-
dc.identifier.citationSOARES, Silvana Durães. Infecções sexualmente transmissíveis: A perspectiva da professora de ciências em turmas com estudantes privados de liberdade. 2023. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2023.649.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41133-
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze a didactic sequence on the topic of sexually transmitted infections developed in a Youth and Adult Education class – elementary school, in a state school located in a prison, in the Triângulo Mineiro region. Bearing in mind that prison health has gradually been put on the agenda in the public policy scenario, through education and preventive actions, through the publication of legislation that establishes and guides the process of health care for people deprived of liberty. This dissertation aims to: help students deprived of liberty understand the need to protect themselves against STIs in the prison environment; provide guidance on care and treatments when infected; develop a didactic sequence so that other Science teachers who work in EJA and/or prison systems can address the STI theme and, develop a teaching material (educational product) that guides the PPL on the main STIs that occur in the prison system. The experience as a teacher in this prison system made it possible to see that people deprived of liberty live with a number of considerable health pathologies, as the environment is unhealthy and often violent, in addition to suffering mainly from prejudice and discrimination in society. . The precariousness regarding health care for inmates is notorious. Therefore, during Science and Biology content classes, teaching strategies are outlined to explain sexually transmitted infections, prevention and types of symptoms. Thus, based on the reflections generated in this dissertation, it was possible to develop the educational product entitled “Approach to sexually transmitted infections: understanding prevention, risks and necessary care”, which was validated by four Science teachers who work at EJA. It is hoped that this material on IST can provide opportunities for reflection and methodological strategies so that other Science teachers working in Youth and Adult Education can develop actions aimed at improving teaching and learning processept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfecções sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subjectPessoas privadas de liberdadept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectSexually transmitted infectionspt_BR
dc.subjectPersons deprived of libertypt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEstudo ensinopt_BR
dc.titleInfecções sexualmente transmissíveis: A perspectiva da professora de ciências em turmas com estudantes privados de liberdadept_BR
dc.title.alternativeSexually transmitted infections: The perspective of a science teacher in classes with students deprived of libertypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Sandro Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1276426419124799pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Luciana Aparecida Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0324273797464677pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7840844383555905pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar uma sequência didática sobre a temática infecções sexualmente transmissíveis desenvolvida em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – ensino fundamental, em uma escola estadual localizada em um presídio, na região do Triângulo Mineiro. Tendo em vista que a saúde prisional vem gradativamente sendo colocada em pauta no cenário das políticas públicas, por meio da educação e com ações preventivas, mediante as publicações das legislações que estabelecem e conduzem o processo de cuidado à saúde das pessoas privadas de liberdade. Esta dissertação tem como objetivos: contribuir para que os estudantes privados de liberdade compreendam a necessidade de se proteger contra as ISTs no ambiente prisional; orientar sobre os cuidados e os tratamentos quando infectado; elaborar uma sequência didática para que outros/as professores/as de Ciências que atuam na EJA e/ou em sistemas prisionais, abordem a temática IST e, elaborar um material didático (produto educacional) que oriente a PPL sobre as principais ISTs que ocorrem no sistema prisional. A vivência como docente neste sistema prisional possibilitou a constatação de que as pessoas privadas de liberdade convivem com uma quantidade de patologias consideráveis para a saúde, pois o ambiente é insalubre e muitas vezes violento, além de sofrer principalmente com o preconceito e a discriminação da sociedade. É notória a precariedade com relação à assistência à saúde dos internos. Dessa forma, durante as aulas do conteúdo de Ciências e Biologia, traçam-se estratégias de ensino para explicar sobre as infecções sexualmente transmissíveis, prevenção e tipos de sintomas. Assim, a partir das reflexões geradas nesta dissertação foi possível elaborar o produto educacional intitulado “Abordagem sobre as infecções sexualmente transmissíveis: conhecendo a prevenção, os riscos e os cuidados necessários”, que foi validado por quatro professores de Ciências que atuam na EJA. Espera-se que este material sobre IST, possa oportunizar reflexões e estratégias metodológicas para que outros docentes de Ciências que atuam na Educação de Jovens e Adultos desenvolvam ações visando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration65pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.649pt_BR
dc.orcid.putcode152674559-
dc.crossref.doibatchid2de50476-a2c9-4d85-abf1-ca08ba3856e0-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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