Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41041
ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-9970-1439 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensino de África e cultura afrobrasileira: os desafios da lei 10.639/2003 na atualidade |
Autor: | Rodrigues, Larissa da Silva |
Primer orientador: | Esteves, Lainister de Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo |
Segundo miembro de la banca: | Correa, Iara Toscano |
Resumen: | Desde a implantação da lei federal brasileira 10.639/03, sabe-se que o ensino de História da África e cultura afrobrasileira tem enfrentado vários desafios no que diz respeito ao total cumprimento desse decreto de forma abrangente e levando impacto real para a vida dos estudantes. Assim, busca-se compreender melhor quais os principais desafios da atualidade, como eles se apresentam e quais as possíveis soluções para que se possa alcançar o objetivo proposto levando em consideração que essa norma faz parte de uma luta em busca de uma reparação histórica para com a população negra tratando de forma correta sua tragetória e luta auxiliando assim na construção de uma sociedade mais respeitosa e orgulhosa de sua diversidade racial e cultural. |
Abstract: | Since the implementation of law 10.639/03, it is known that the teaching of African History and Afro-Brazilian culture has faced several challenges with regard to full compliance with this decree in a comprehensive manner and having a real impact on the students' lives. Therefore, this text seeks to better understand the main challenges of today, how they present themselves and what are the possible solutions so that the proposed objective can be achieved, taking into account that this standard is part of a struggle in search of historical reparation for the the black population, treating their trajectory and struggle correctly, thus helping to build a society that is more respectful and proud of its racial and cultural diversity. |
Palabras clave: | História da África racismo estrutural lei ensino currículo |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | RODRIGUES, Larissa da Silva. Ensino de África e cultura afrobrasileira: os desafios da lei 10.639/2003 na atualidade. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41041 |
Fecha de defensa: | 27-nov-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoÁfricaCultura.pdf | TCC | 450.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.