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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O uso de uma engine de jogos para criação de um jogo digital educativo integrado em uma plataforma de acompanhamento de aprendizagem
Título (s) alternativo (s): The use of a game engine to create a digital educational game integrated into a learning monitoring platform
Autor: Raimondi, Guilherme
Primer orientador: Araújo, Rafael Dias
Primer miembro de la banca: Cattelan, Renan Gonçalves
Segundo miembro de la banca: Lopes, Renato de Aquino
Resumen: Os jogos emergem como uma abordagem eficaz para potencializar o processo de ensino, proporcionando engajamento, interatividade e estimulando a aprendizagem ativa. Neste contexto, o presente trabalho faz parte de um projeto maior, a plataforma de aprendiza-gem de química QuimiCot Games, que busca auxiliar no ensino através de ferramentas lúdicas como os jogos com caráter educativo. Com o intuito de auxiliar nesse processo, esta monografia tem o objetivo de abordar aspectos práticos da criação de um jogo para apoio no ensino de química e a integração com a referida plataforma. Serão também avali-ados particularidades técnicas como dificuldades encontradas, bem como pontos positivos e negativos do uso de uma engine nesse processo a fim de entender as nuncias desse ferramental e poder auxiliar em futuras outras integrações.
Abstract: Games emerge as an effective approach to enhance the teaching process, providing engagement, interactivity and stimulating active learning. In this context, the present work is part of a larger project, the chemistry learning platform QuimiCot Games, which seeks to assist teaching through playful tools such as games with an educational character. In order to assist in this process, this monograph aims to address practical aspects of creating a game to support chemistry teaching and integration with said platform. Technical particularities such as difficulties encountered, as well as positive and negative points of using an engine in this process, will also be evaluated in order to understand the nuances of this tool and be able to assist in future other integrations.
Palabras clave: Jogo digital educativo
educational digital game
Educação em química
chemistry education
Plataforma de ensino
teaching platform
Engine de jogos
game engine
Unity
Unity
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RAIMONDI, Guilherme. O uso de uma engine de jogos para criação de um jogo digital educativo integrado em uma plataforma de acompanhamento de aprendizagem. 2023. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41009
Fecha de defensa: 1-dic-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciência da Computação

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