Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40974
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Políticas para o ingresso de pessoas negras ao ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia ( 2003-2015)
Título(s) alternativo(s): Policies for admission of black people to higher education in Uberlândia Federal University (2003-2015)
Autor(es): Silva, Isabel Cristina da Costa
Primeiro orientador: Klinke, Karina
Primeiro membro da banca: Abreu, Marcelo Santos de
Segundo membro da banca: Silva, Sarita Medina da
Resumo: A dissertação de mestrado analisa as políticas nacionais para o ingresso de pessoas negras ao ensino superior e toma a Universidade Federal de Uberlândia como campo para interpretar os supostos conflitos existentes entre a autonomia universitária e o Estado, uma vez que essa foi a última universidade federal a aderir às cotas raciais. Trata-se de uma pesquisa documental, fundamentada nos conceitos de campo e capital (social, cultural, e simbólico) de Pierre Bourdieu, para o entendimento dos atos de discursos oficiais presentes no corpus: dados históricos, publicações científicas, legislação e dados estatísticos sobre o ingresso ao ensino superior no Brasil, portarias, atas de colegiados, regimento geral, relatórios de comissões e editais de seleção da Universidade. Desenvolve a metodologia de interpretação dos campos e as propriedades formais das trocas linguísticas, consideradas as condições sociais de sua produção, para responder à pergunta: qual a capacidade da UFU em refratar e retraduzir as pressões ou as demandas externas para adesão às cotas raciais? Objetiva compreender quais os mecanismos que o microcosmo da Universidade (instâncias que interferem no processo de adesão às cotas raciais) aciona para se libertar das imposições externas (políticas públicas, leis, decretos, movimentos sociais, encaminhamentos de outras universidades federais etc.) e ter condições de reconhecer apenas suas próprias determinações internas no que tange às cotas raciais. O resultado de analisar o jogo que permeia os campos em disputa foi reconhecer a existência de inúmeras discussões sobre a implementação das cotas raciais, que engendraram discursos favoráveis e desfavoráveis para sua adesão. Houve uma séria mobilização de um grupo dentro da Universidade que buscava a inclusão social, com ou sem reserva de vagas para pessoas negras, mas que, imiscuídos em uma autonomia institucional, acabou por adiar a adesão às cotas raciais. Conclui que o Estado regulador legitimou a força do Movimento Negro, no qual está em disputa o reverberado reconhecimento do papel histórico dos capitais cultural e social dos herdeiros dos povos africanos, discriminados desde longa data. Ao mesmo tempo, destituiu a luta travada por meio dos discursos instituídos contra as Cotas e rompeu com a morosidade de iniciativas que concorriam para concretizar essa legitimidade. Este foi o efeito do Estado e das ações afirmativas no processo de adesão às cotas raciais.
Abstract: The Master's study analyzes national policies for the entry of blacks to higher education and its field of analysis is the Federal University of Uberlândia, in order to interpret the supposed conflict between the autonomy of the university and the state, since this was the last federal university to join racial quotas. This is a documentary research, based on the concepts of field and capital (social, cultural and symbolic) of Pierre Bourdieu to understand official discourse present in the corpus: historical, scientific, publications, legislation and statistics on access to higher education in Brazil. The methodology used is the interpretation of fields and formal properties of linguistic exchanges, considered the social conditions of its production, to answer the question: what is the capacity of the UFU in refract and retranslate pressures or external compliance requirements to racial quotas? It aims to understand the mechanisms that the microcosm of the University (instances that interfere in the accession process to racial quotas) triggers to be free from external constraints (public policies, laws, decrees, social movements, references from other federal universities etc.) and be able to recognize only its own internal determinations regarding racial quotas. The result of the game analysis that permeates the fields in dispute is to recognize the existence of many discussions on the implementation of racial quotas, which created favorable and unfavorable speeches accession. There was a serious mobilization of a group within the University that sought social inclusion, with or without reservation of vacancies for blacks, but with institutional autonomy, could postpone accession racial quotas. The regulatory state legitimized the power of the black movement, which is in contention for the recognition of the historical role of the culture and heritage of the African people and the long-standing discrimination. At the same time he rejected the struggle through speeches brought against quotas and broke with the slow pace of initiatives that competed to achieve this legitimacy. This was the effect of state action in the accession process to racial quotas.
Palavras-chave: Políticas sociais
Estado
UFU
Cotas
Polític social
state
quotas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Políticas sociais públicas - Uberlândia (MG)
Negros - Educação (Superior)
Universidade Federal de Uberlândia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Isabel Cristina da Costa. Políticas para o ingresso de pessoas negras ao ensino superior na Universidade Federal De Uberlândia (2003-2015). 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1347.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1347
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40974
Data de defesa: 25-Jul-2016
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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