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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6233-0804
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Comunicação, educação e mídias em narrativas da vida
Alternate title (s): Communication, education and media at life's narratives
Author: Alves, Maria Carolina
First Advisor: Carvalho, Daniela Franco
First member of the Committee: Pereira, Eliane Regina
Second member of the Committee: Leite, Amanda Maurício Pereira
Summary: À procura de capturar a experiência no viver contemporâneo junto da perspectiva de enunciação e comunicação dialógica de Bakhtin (1996, 2011, 2016, 2017, 2018, 2020) e Volóchinov (2017, 2019), relacionamos aspectos da linguagem e das relações com o outro que ocorrem na estratificação sócio-discursiva de um antropoceno em ruínas. Para promover melhor entendimento da própria participação integrante na cultura visual abordamos a narrativa, com base em Clandinin e Connelly (2011) e Serodio e Prado (2015, 2017), quanto metodologia de pesquisa marcada pela construção de argumentações a partir da própria experiência singular, participativa e fronteiriça na relação para com o outro, enquanto, Anna Tsing (2019), Donna Haraway (2016), Susana Dias (2020), Ailton Krenak (2020), entre outros autores, junto de obras musicais adensam a materialidade do antropoceno e sua potência natural. Apontamos vislumbres que uma pesquisa sobre comunicação, educação e mídias pode trazer, através de narrativas da vida, produção cognoscente a partir daquilo que é excedente na relação eu-outro, que se manifesta de diferente na reelaboração, nos modos de vida outros, no ciberespaço e em sua cultura associada ao tecer modos de pensar junto com a força imagética e o som. Procuramos trazer à cena e ao contexto de escrita atravessamentos pela música e imagens de presença criativa como textos de campo, que auxiliam a deriva no arcabouço de pesquisa. Ao experienciar uma pesquisa sensível, costuramos criações que agregam, tangenciam e tensionam enunciados em movimento: produções as quais ao mesmo tempo que foram criadas, enunciadas, em determinado tempo e lugar, se fazem pulsante em novos enunciados de contextos, palavras e entonações outras. Apresentamos questões contemporâneas presentes no comunicar cotidiano de um educador e sua consequente contribuição para pesquisas em educação. Nesse ponto, relacionamos aspectos da comunicação, da linguagem, da relação com o outro de encontro com a potência da criação e seus entremeios com a ciência proporciona melhor direcionamento de intencionalidade e responsabilidade na cadeia discursiva, palco da ação do professor e de novas produções desse campo no cenário atual ao possibilitar, assim, melhor entendimento da própria participação integrante na irrevogável cultura visual e cibernética, pano de fundo dessa narrativa dissertativa que nas fronteiras da criação instiga desconstruções de um olhar preferencial de mundo.
Abstract: In an attempt to capture the experience of contemporary living with the perspective of enunciation and dialogical communication by Bakhtin (1996, 2011, 2016, 2017, 2018, 2020) and Voloshinov (2017, 2019), we related language aspects to the relationship with one another which occur in the socio-discursive stratification of a ruined Anthropocene. Basing on Clandinin and Connelly (2011) and Serodio and Prado (2015, 2017), we applied a narrative inquiry approach to provide a better understanding of one's own active participation in the visual culture, developing argumentation founded on our singular, participative and borderline experience with the others, while, Anna Tsing (2019), Donna Haraway (2016), Susana Dias (2020), Ailton Krenak (2020), densifies the Anthropocene and its materiality. This research on communication, education, and media brought knowledge production from what exceeds itself in the relationship with others, the difference, the re-elaboration amid cyberculture, by weaving ways of thinking together with the creative force aims to bring to the writing context crossed by music and images as field texts, which help to drift in the research framework. This sensitive research aggregated, tangent, and tensioned creations in motion: productions established some time and somewhere are pulsating into new statements with different contexts, words, and intonations. Contemporary issues of an educator are related to aspects of communication, language, relationship with one another, and the power of creation and its interaction with science which provide a better understanding and responsibility in the teacher's discursive chain, thus allowing a better comprehension of its participation in the visual and cybernetic culture, the base for this dissertation that, at the borders of creation, instigates deconstructions of a preferential view at the world.
Keywords: Mikhail Bakhtin
Pesquisa-Narrativa
Criação
Diálogo
Singularidade
Mikhail Bakhtin
Narrative-Inquire
Creation
Dialogue
Singularity
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: ALVES, Maria Carolina. Comunicação, educação e mídias em narrativas da vida. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7132
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7132
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40955
Date of defense: 8-Mar-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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