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dc.creatorAlves, Maria Carolina-
dc.date.accessioned2024-01-11T12:36:07Z-
dc.date.available2024-01-11T12:36:07Z-
dc.date.issued2023-03-08-
dc.identifier.citationALVES, Maria Carolina. Comunicação, educação e mídias em narrativas da vida. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7132pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40955-
dc.description.abstractIn an attempt to capture the experience of contemporary living with the perspective of enunciation and dialogical communication by Bakhtin (1996, 2011, 2016, 2017, 2018, 2020) and Voloshinov (2017, 2019), we related language aspects to the relationship with one another which occur in the socio-discursive stratification of a ruined Anthropocene. Basing on Clandinin and Connelly (2011) and Serodio and Prado (2015, 2017), we applied a narrative inquiry approach to provide a better understanding of one's own active participation in the visual culture, developing argumentation founded on our singular, participative and borderline experience with the others, while, Anna Tsing (2019), Donna Haraway (2016), Susana Dias (2020), Ailton Krenak (2020), densifies the Anthropocene and its materiality. This research on communication, education, and media brought knowledge production from what exceeds itself in the relationship with others, the difference, the re-elaboration amid cyberculture, by weaving ways of thinking together with the creative force aims to bring to the writing context crossed by music and images as field texts, which help to drift in the research framework. This sensitive research aggregated, tangent, and tensioned creations in motion: productions established some time and somewhere are pulsating into new statements with different contexts, words, and intonations. Contemporary issues of an educator are related to aspects of communication, language, relationship with one another, and the power of creation and its interaction with science which provide a better understanding and responsibility in the teacher's discursive chain, thus allowing a better comprehension of its participation in the visual and cybernetic culture, the base for this dissertation that, at the borders of creation, instigates deconstructions of a preferential view at the world.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMikhail Bakhtinpt_BR
dc.subjectPesquisa-Narrativapt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectSingularidadept_BR
dc.subjectMikhail Bakhtinpt_BR
dc.subjectNarrative-Inquirept_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectSingularitypt_BR
dc.titleComunicação, educação e mídias em narrativas da vidapt_BR
dc.title.alternativeCommunication, education and media at life's narrativespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Eliane Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023990232502452pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Amanda Maurício Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813701746666927pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326152117054765pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoÀ procura de capturar a experiência no viver contemporâneo junto da perspectiva de enunciação e comunicação dialógica de Bakhtin (1996, 2011, 2016, 2017, 2018, 2020) e Volóchinov (2017, 2019), relacionamos aspectos da linguagem e das relações com o outro que ocorrem na estratificação sócio-discursiva de um antropoceno em ruínas. Para promover melhor entendimento da própria participação integrante na cultura visual abordamos a narrativa, com base em Clandinin e Connelly (2011) e Serodio e Prado (2015, 2017), quanto metodologia de pesquisa marcada pela construção de argumentações a partir da própria experiência singular, participativa e fronteiriça na relação para com o outro, enquanto, Anna Tsing (2019), Donna Haraway (2016), Susana Dias (2020), Ailton Krenak (2020), entre outros autores, junto de obras musicais adensam a materialidade do antropoceno e sua potência natural. Apontamos vislumbres que uma pesquisa sobre comunicação, educação e mídias pode trazer, através de narrativas da vida, produção cognoscente a partir daquilo que é excedente na relação eu-outro, que se manifesta de diferente na reelaboração, nos modos de vida outros, no ciberespaço e em sua cultura associada ao tecer modos de pensar junto com a força imagética e o som. Procuramos trazer à cena e ao contexto de escrita atravessamentos pela música e imagens de presença criativa como textos de campo, que auxiliam a deriva no arcabouço de pesquisa. Ao experienciar uma pesquisa sensível, costuramos criações que agregam, tangenciam e tensionam enunciados em movimento: produções as quais ao mesmo tempo que foram criadas, enunciadas, em determinado tempo e lugar, se fazem pulsante em novos enunciados de contextos, palavras e entonações outras. Apresentamos questões contemporâneas presentes no comunicar cotidiano de um educador e sua consequente contribuição para pesquisas em educação. Nesse ponto, relacionamos aspectos da comunicação, da linguagem, da relação com o outro de encontro com a potência da criação e seus entremeios com a ciência proporciona melhor direcionamento de intencionalidade e responsabilidade na cadeia discursiva, palco da ação do professor e de novas produções desse campo no cenário atual ao possibilitar, assim, melhor entendimento da própria participação integrante na irrevogável cultura visual e cibernética, pano de fundo dessa narrativa dissertativa que nas fronteiras da criação instiga desconstruções de um olhar preferencial de mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration74pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7132pt_BR
dc.orcid.putcode150527313-
dc.crossref.doibatchid26725124-e6b6-4566-8921-a72fad3c1244-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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