Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40924
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3784-7750 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Mapeamento de escolas públicas bilíngues no Brasil: potencialidades e limites de uma nova tecnologia social |
Título (s) alternativo (s): | Mapping of bilingual public schools in Brazil: potentials and limits of a new social technology Mapeo de escuelas públicas bilingües en Brasil: potencialidades y límites de una nueva tecnología social |
Autor: | Resende, Brenda Gonçalves de |
Primer orientador: | Santos, Vanessa Matos dos |
Primer miembro de la banca: | Cardoso, Priscila Alvarenga |
Segundo miembro de la banca: | Barbosa, Maria Silvia Pereira Rodrigues Alves |
Resumen: | Vivemos atualmente um crescimento da oferta de educação bilíngue nas instituições de ensino da rede privada no Brasil. Contudo, ainda que não seja uma política pública amplamente difundida, emergem nos últimos anos também escolas públicas bilíngues de escolha no contexto brasileiro. Por se tratar de uma temática pouco abordada, esta dissertação surge a fim de identificar, localizar e mapear essas escolas. De natureza exploratória e descritiva, a pesquisa buscou identificar, localizar e mapear essas instituições. Os dados foram coletados por meio da Lei de Acesso à Informação e a análise envolveu uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados revelaram a existência de 93 escolas públicas bilíngues no Brasil, distribuídas nos estados do Amazonas, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além disso, a análise qualitativa apontou que essas escolas representam manifestações concretas de Tecnologia Social no país. Este estudo contribui para a compreensão desse fenômeno em crescimento e abre caminho para futuras investigações e o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas e emancipadoras |
Abstract: | We are currently experiencing a growth in the offering of bilingual education within private educational institutions in Brazil. However, even though it is not widely spread as a public policy, bilingual public schools of choice have also emerged in the Brazilian context in recent years. Due to being a scarcely addressed topic, this dissertation arises to identify, locate, and map these schools. With an exploratory and descriptive nature, the research aimed to identify, locate, and map these institutions. Data was collected through the Access to Information Act, and the analysis involved a qualitative-quantitative approach. The results revealed the existence of 93 bilingual public schools in Brazil, spread across the states of Amazonas, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, and Santa Catarina. Additionally, the qualitative analysis indicated that these schools represent concrete manifestations of Social Technology in the country. This study contributes to understanding this growing phenomenon and lays the groundwork for future investigations and the development of more inclusive and empowering educational policies. Actualmente estamos experimentando un crecimiento en la oferta de educación bilingüe en las instituciones educativas privadas en Brasil. Sin embargo, aunque no esté ampliamente difundida como política pública, en los últimos años también han emergido escuelas públicas bilingües de elección en el contexto brasileño. Debido a que es un tema poco abordado, esta disertación surge para identificar, localizar y mapear estas escuelas. Con un enfoque exploratorio y descriptivo, la investigación buscó identificar, localizar y mapear estas instituciones. Los datos se recopilaron a través de la Ley de Acceso a la Información y el análisis involucró un enfoque cuali-cuantitativo. Los resultados revelaron la existencia de 93 escuelas públicas bilingües en Brasil, distribuidas en los estados de Amazonas, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Minas Gerais, Río de Janeiro y Santa Catarina. Además, el análisis cualitativo señaló que estas escuelas representan manifestaciones concretas de Tecnología Social en el país. Este estudio contribuye a la comprensión de este fenómeno en crecimiento y allana el camino para futuras investigaciones y el desarrollo de políticas educativas más inclusivas y emancipadoras. |
Palabras clave: | Escolas Públicas Bilíngues de Escolha Public Bilingual Schools of Choice Educação Bilíngue Bilingual Education Escolas Públicas Public Schools Tecnologia Social Social Technology Políticas Educacionais Educational Policies Educação Education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Tema: | Educação Escolas públicas - Brasil Educação bilíngue - Brasil Tecnologia social - Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Cita: | RESENDE, Brenda Gonçalves. Mapeamento de escolas públicas bilíngues no Brasil: potencialidades e limites de uma nova tecnologia social. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.611. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.611 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40924 |
Fecha de defensa: | 16-oct-2023 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MapeamentoEscolasPúblicas.pdf | Dissertação | 4.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons