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dc.creatorResende, Brenda Gonçalves de-
dc.date.accessioned2024-01-05T14:16:17Z-
dc.date.available2024-01-05T14:16:17Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationRESENDE, Brenda Gonçalves. Mapeamento de escolas públicas bilíngues no Brasil: potencialidades e limites de uma nova tecnologia social. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.611.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40924-
dc.description.abstractWe are currently experiencing a growth in the offering of bilingual education within private educational institutions in Brazil. However, even though it is not widely spread as a public policy, bilingual public schools of choice have also emerged in the Brazilian context in recent years. Due to being a scarcely addressed topic, this dissertation arises to identify, locate, and map these schools. With an exploratory and descriptive nature, the research aimed to identify, locate, and map these institutions. Data was collected through the Access to Information Act, and the analysis involved a qualitative-quantitative approach. The results revealed the existence of 93 bilingual public schools in Brazil, spread across the states of Amazonas, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, and Santa Catarina. Additionally, the qualitative analysis indicated that these schools represent concrete manifestations of Social Technology in the country. This study contributes to understanding this growing phenomenon and lays the groundwork for future investigations and the development of more inclusive and empowering educational policies.pt_BR
dc.description.abstractActualmente estamos experimentando un crecimiento en la oferta de educación bilingüe en las instituciones educativas privadas en Brasil. Sin embargo, aunque no esté ampliamente difundida como política pública, en los últimos años también han emergido escuelas públicas bilingües de elección en el contexto brasileño. Debido a que es un tema poco abordado, esta disertación surge para identificar, localizar y mapear estas escuelas. Con un enfoque exploratorio y descriptivo, la investigación buscó identificar, localizar y mapear estas instituciones. Los datos se recopilaron a través de la Ley de Acceso a la Información y el análisis involucró un enfoque cuali-cuantitativo. Los resultados revelaron la existencia de 93 escuelas públicas bilingües en Brasil, distribuidas en los estados de Amazonas, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Minas Gerais, Río de Janeiro y Santa Catarina. Además, el análisis cualitativo señaló que estas escuelas representan manifestaciones concretas de Tecnología Social en el país. Este estudio contribuye a la comprensión de este fenómeno en crecimiento y allana el camino para futuras investigaciones y el desarrollo de políticas educativas más inclusivas y emancipadoras.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEscolas Públicas Bilíngues de Escolhapt_BR
dc.subjectPublic Bilingual Schools of Choicept_BR
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subjectBilingual Educationpt_BR
dc.subjectEscolas Públicaspt_BR
dc.subjectPublic Schoolspt_BR
dc.subjectTecnologia Socialpt_BR
dc.subjectSocial Technologypt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectEducational Policiespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleMapeamento de escolas públicas bilíngues no Brasil: potencialidades e limites de uma nova tecnologia socialpt_BR
dc.title.alternativeMapping of bilingual public schools in Brazil: potentials and limits of a new social technologypt_BR
dc.title.alternativeMapeo de escuelas públicas bilingües en Brasil: potencialidades y límites de una nueva tecnología socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Priscila Alvarenga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587753636816706pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Maria Silvia Pereira Rodrigues Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3189357890693780pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1684184452169126pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoVivemos atualmente um crescimento da oferta de educação bilíngue nas instituições de ensino da rede privada no Brasil. Contudo, ainda que não seja uma política pública amplamente difundida, emergem nos últimos anos também escolas públicas bilíngues de escolha no contexto brasileiro. Por se tratar de uma temática pouco abordada, esta dissertação surge a fim de identificar, localizar e mapear essas escolas. De natureza exploratória e descritiva, a pesquisa buscou identificar, localizar e mapear essas instituições. Os dados foram coletados por meio da Lei de Acesso à Informação e a análise envolveu uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados revelaram a existência de 93 escolas públicas bilíngues no Brasil, distribuídas nos estados do Amazonas, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além disso, a análise qualitativa apontou que essas escolas representam manifestações concretas de Tecnologia Social no país. Este estudo contribui para a compreensão desse fenômeno em crescimento e abre caminho para futuras investigações e o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas e emancipadoraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.611pt_BR
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEscolas públicas - Brasilpt_BR
dc.subject.autorizadoEducação bilíngue - Brasilpt_BR
dc.subject.autorizadoTecnologia social - Brasilpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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