Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40919
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-1151-446X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ferramentas para ensino do pensamento computacional no Brasil: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): Tools for teaching computational thinking in Brazil: a systematic review
Autor(es): Moreira, Thiago Antônio
Primeiro orientador: Lima, Maria Adriana Vidigal de
Primeiro membro da banca: Martins, Luiz Gustavo Almeida
Segundo membro da banca: Travençolo, Bruno Augusto Nassif
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão sistemática com o propósito de identificar as principais ferramentas utilizadas no ensino do Pensamento Computacional (PC) nos diferentes níveis de ensino em escolas do Brasil, a partir de 2016. Para isso, foram selecionados 45 artigos da biblioteca digital da Sociedade Brasileira de Computação para a realização de análises quantitativas e qualitativas. As análises quantitativas permitiram mapear os tipos de ferramentas e sua utilização considerando região, nível de ensino, faixa etária e público. A análise qualitativa foi realizada com o objetivo de processar textualmente as conclusões dos artigos e classificar os resultados e apontamentos da utilização das diversas ferramentas para o ensino do Pensamento Computacional. A análise do conteúdo das conclusões foi realizada com auxílio do software IRaMuTeQ, resultando em uma classificação hierárquica descendente dos termos encontrados, categorizando-os em cinco classes temáticas: (i) ações de extensão e inclusão com PC voltadas à comunidade; (ii) importância da assimilação dos conceitos do PC; (iii) ferramentas e plataformas adequadas ao ensino do PC; (iv) relatos e experiências com crianças e jogos; e (v) relevância da aprendizagem do PC no ensino fundamental.
Abstract: This work presents a systematic review aiming to identify the main tools used in teaching Computational Thinking (CT) at different education levels in schools in Brazil, starting from 2016. For this purpose, 45 articles from the digital library of the Brazilian Computer Society were selected for quantitative and qualitative analyses. Quantitative analyses allowed mapping the types of tools and their use, considering region, education level, age group, and audience. The qualitative analysis aimed to textually process the conclusions of the articles, classifying the results and remarks on the use of various tools for teaching Computational Thinking. The content analysis of the conclusions was conducted using the IRaMuTeQ software, resulting in a descending hierarchical classification of the terms, categorizing them into five thematic classes: (i) outreach and inclusion actions with CT aimed at the community; (ii) importance of assimilating CT concepts; (iii) suitable tools and platforms for CT teaching; (iv) reports and experiences with children and games; and (v) relevance of CT learning in elementary education.
Palavras-chave: Pensamento computacional
Atividades plugadas e desplugadas
Ferramentas de apoio
Análise textual automatizada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MOREIRA, Thiago Antônio. Ferramentas para ensino do pensamento computacional no Brasil: uma revisão sistemática. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40919
Data de defesa: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FerramentasParaEnsino.pdfTCC2.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons