Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40919
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-1151-446X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Ferramentas para ensino do pensamento computacional no Brasil: uma revisão sistemática
Alternate title (s): Tools for teaching computational thinking in Brazil: a systematic review
Author: Moreira, Thiago Antônio
First Advisor: Lima, Maria Adriana Vidigal de
First member of the Committee: Martins, Luiz Gustavo Almeida
Second member of the Committee: Travençolo, Bruno Augusto Nassif
Summary: Este trabalho apresenta uma revisão sistemática com o propósito de identificar as principais ferramentas utilizadas no ensino do Pensamento Computacional (PC) nos diferentes níveis de ensino em escolas do Brasil, a partir de 2016. Para isso, foram selecionados 45 artigos da biblioteca digital da Sociedade Brasileira de Computação para a realização de análises quantitativas e qualitativas. As análises quantitativas permitiram mapear os tipos de ferramentas e sua utilização considerando região, nível de ensino, faixa etária e público. A análise qualitativa foi realizada com o objetivo de processar textualmente as conclusões dos artigos e classificar os resultados e apontamentos da utilização das diversas ferramentas para o ensino do Pensamento Computacional. A análise do conteúdo das conclusões foi realizada com auxílio do software IRaMuTeQ, resultando em uma classificação hierárquica descendente dos termos encontrados, categorizando-os em cinco classes temáticas: (i) ações de extensão e inclusão com PC voltadas à comunidade; (ii) importância da assimilação dos conceitos do PC; (iii) ferramentas e plataformas adequadas ao ensino do PC; (iv) relatos e experiências com crianças e jogos; e (v) relevância da aprendizagem do PC no ensino fundamental.
Abstract: This work presents a systematic review aiming to identify the main tools used in teaching Computational Thinking (CT) at different education levels in schools in Brazil, starting from 2016. For this purpose, 45 articles from the digital library of the Brazilian Computer Society were selected for quantitative and qualitative analyses. Quantitative analyses allowed mapping the types of tools and their use, considering region, education level, age group, and audience. The qualitative analysis aimed to textually process the conclusions of the articles, classifying the results and remarks on the use of various tools for teaching Computational Thinking. The content analysis of the conclusions was conducted using the IRaMuTeQ software, resulting in a descending hierarchical classification of the terms, categorizing them into five thematic classes: (i) outreach and inclusion actions with CT aimed at the community; (ii) importance of assimilating CT concepts; (iii) suitable tools and platforms for CT teaching; (iv) reports and experiences with children and games; and (v) relevance of CT learning in elementary education.
Keywords: Pensamento computacional
Atividades plugadas e desplugadas
Ferramentas de apoio
Análise textual automatizada
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MOREIRA, Thiago Antônio. Ferramentas para ensino do pensamento computacional no Brasil: uma revisão sistemática. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40919
Date of defense: 8-Dec-2023
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FerramentasParaEnsino.pdfTCC2.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons