Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40472
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estimativa da temperatura do solo em função da temperatura do ar para uberlândia-mg
Autor(es): Honório, Daniel Fernandes
Primeiro orientador: Carvalho, Hudson de Paula
Primeiro membro da banca: Camargo, Reginaldo de
Segundo membro da banca: Araújo, Leonardo da Silva
Resumo: Estudos que relacionam a temperatura do solo com a temperatura do ar são de grande utilidade para produtores técnicos, e extensionistas. Nesse sentido, foi desenvolvido este trabalho o qual se fundamentou no desenvolvimento de equações visando estimar a temperaturas do solo nas profundidades de 5, 10, 20, 50 e 100 cm em solo gramado e limpo a partir da temperatura do ar (em abrigo meteorológico padrão), num Latossolo Vermelho, para Uberlândia - MG, no período compreendido de 1998 a 2006. A avaliação do desempenho das análises de regressão foi baseada nos coeficientes de correlação de Pearson (r), de concordância de Willmott (d) e de desempenho de Camargo (c). Pôde-se concluir que a estimativa da temperatura do solo com base na temperatura do ar apresentou maior exatidão em solo limpo, e nas respectivas profundidades de 10, 20 e 5 cm; a presença de cobertura vegetal reduziu sobremaneira a correlação entre as temperaturas do ar e do solo, quando comparada com o solo limpo, independente da profundidade de avaliação.
Notas: "Estudos que relacionam a temperatura do solo com a temperatura do ar são de grande utilidade para produtores técnicos, e extensionistas. Nesse sentido, foi desenvolvido este trabalho o qual se fundamentou no desenvolvimento de equações visando estimar a temperaturas do solo nas profundidades de 5, 10, 20, 50 e 100 cm em solo gramado e limpo a partir da temperatura do ar (em abrigo meteorológico padrão), num Latossolo Vermelho, para Uberlândia - MG, no período compreendido de 1998 a 2006. A avaliação do desempenho das análises de regressão foi baseada nos coeficientes de correlação de Pearson (r), de concordância de Willmott (d) e de desempenho de Camargo (c). Pôde-se concluir que a estimativa da temperatura do solo com base na temperatura do ar apresentou maior exatidão em solo limpo, e nas respectivas profundidades de 10, 20 e 5 cm; a presença de cobertura vegetal reduziu sobremaneira a correlação entre as temperaturas do ar e do solo, quando comparada com o solo limpo, independente da profundidade de avaliação. "
Palavras-chave: Estimativa
Temperatura
Climatologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: HONÓRIO, Daniel Fernandes. Estimativa da temperatura do solo em função da temperatura do ar para uberlândia-mg. 2008. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40472
Data de defesa: 2008
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstimativaTemperaturaSolo.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.