Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40278
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Substituição total e parcial do fosfato bicálcico por superfostato triplo como fonte mineral de fósforo, no desempenho produtivo de frangos de corte
Autor(es): Afonso, Lucas Antonio Perez
Primeiro orientador: Fernandes, Evandro de Abreu
Primeiro membro da banca: Carvalho, Daniel Resende
Segundo membro da banca: Gustin, Pedro Crosara
Resumo: O experimento foi conduzido na Fazenda do Glória – FUNDAP da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia-MG, no período de maio a julho de 2002, com o objetivo de comparar o desempenho produtivo de aves de corte submetidas a rações com fósforo de origem mineral (fosfato bicálcico e superfosfato triplo). Foram utilizados cinco tratamentos e quatro repetições por tratamento, em DIC, envolvendo 600 aves mistas da linhagem Cobb-Vantress, totalizando 120 aves por tratamento. As rações foram formuladas à base de milho e farelo de soja, compostas de quatro fases: pré-inicial , inicial ,engorda e abate. Os tratamentos foram assim distribuídos: A - 100% de fosfato bicálcico; B - 75% de fosfato bicálcico + 25% de superfosfato triplo; C - 50% de fosfato bicálcico + 50% de superfosfato triplo; D - 25% de fosfato bicálcico + 75% de superfosfato triplo; E - 100% de superfosfato triplo. Após coleta dos dados aos quarenta e dois dias e quarenta e nove dias de idade, foram avaliadas as variáveis consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar, viabilidade e, em laboratório, o teor de mineral na tíbia. Os resultados foram submetidos à análise de variância e teste F (P< 0,05), e as médias comparadas pelo teste de Tukey. Observou-se para consumo de ração, peso vivo e viabilidade aos 42 dias e 49 dias, não haver diferenças significativas entre os tratamentos. A comparação da concentração mineral nos ossos da tíbia também não apresentou diferença significativa. Pode-se concluir que a substituição parcial ou total do fosfato bicálcico pelo superfosfato triplo não afetou o desempenho produtivo dos frangos de corte.
Palavras-chave: Frango
Nutrição
Avicultura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: AFONSO, Lucas Antonio Perez. Substituição total e parcial do fosfato bicálcico por superfostato triplo como fonte mineral de fósforo, no desempenho produtivo de frangos de corte. 2003. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40278
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SubstituiçãoTotalParcial.pdfTCC176.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.