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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39997
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-0243-5319 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise dos volumes de tráfego e evolução urbana no entorno do PGV: O caso do campus da Universidade Federal de Uberlândia na cidade de Monte Carmelo – MG |
Título (s) alternativo (s): | Analysis of traffic volumes and urban evolution around the PGV: the case of the campus of the federal university of Uberlândia in the city of Monte Carmelo – MG |
Autor: | Costa, Stéfany Diovana Cunha |
Primer orientador: | Seabra, Luciany Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Indjai, Luziane Ribeiro |
Segundo miembro de la banca: | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara |
Resumen: | Polos geradores de viagens, conhecidos como PGVs são instalações que possuem em comum o potencial de avanço de atividades em um porte e escala capaz de exercer atratividade sobre a população, fazendo com que seja gerado uma quantidade considerável de viagens. Os PGVs podem produzir impactos positivos e negativos no espaço urbano que acabam por influenciar na qualidade de vida da população. Os impactos de um PGVs, variam conforme seu tipo, magnitude e intensidade, podem ser classificados em micropolos, onde os impactos são isolados e pequenos ou em macropolos, que geram impactos maiores e mais significativos. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre caracterização e classificação de PGVs. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar os impactos no entorno de um PGV por meio de dados de tráfego e de técnicas de geoprocessamento. O PGV estudado foi o Campus da Universidade Federal de Uberlândia na cidade de Monte Carmelo - MG. As ferramentas e técnicas de geoprocessamento foram utilizadas para a definição da área de influência e a identificação dos impactos gerados. |
Abstract: | Travel generating hubs, known as PGVs, are facilities that have in common the potential to advance activities on a size and scale capable of being attractive to the population, generating a considerable amount of trips. PGVs can produce positive and negative impacts on urban space that end up influencing the population's quality of life. The impacts of a PGV vary depending on their type, magnitude and intensity. They can be classified into micropoles, where the impacts are isolated and small, or macropoles, which generate larger and more significant impacts. This work presents a literature review on the characterization and classification of PGVs. The objective of this work was to analyze the impacts around a PGV using traffic data and geoprocessing techniques. The PGV studied was the Campus of the Federal University of Uberlândia in the city of Monte Carmelo - MG. Geoprocessing tools and techniques were used to define the area of influence and identify the impacts generated. |
Palabras clave: | Polos geradores de viagens Uso do solo Geoprocessamento Planejamento urbano SIG Travel generating hubs Use of the soil Geoprocessing Urban planning |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA CARTOGRAFICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | COSTA, Stéfany Diovana Cunha. Análise dos volumes de tráfego e evolução urbana no entorno do PGV: O caso do campus da Universidade Federal de Uberlândia na cidade de Monte Carmelo – MG. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39997 |
Fecha de defensa: | 1-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo) |
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