Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39990
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Beats profundos: canção, ensino e aprendizagem histórica
Título (s) alternativo (s): Deep beats: song, teaching and historical learning
Autor: Carvalho, Marcos Raimundo Oliveira
Primer orientador: Ramos, Ana Flavia Cernic
Primer miembro de la banca: Silveira, Daniela Magalhães da
Segundo miembro de la banca: Teixeira, Rafael Saddi
Resumen: Este estudo visa apresentar uma proposta metodológica de emprego das canções populares e periféricas dos anos 1990 para o estudo dos impactos das políticas neoliberais no cotidiano e na vida social dos jovens das periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, nas aulas de História. Nesse sentido, este projeto dialoga com a concepção do uso de fontes históricas no ensino de História, para aperfeiçoamento de competências relativas ao funcionamento da consciência histórica. É também objetivo de nossa metodologia incentivar o estímulo da aprendizagem histórica através da produção de narrativas que tenham como base a leitura e audição do documento musical e outras fontes, como jornais e textos acadêmicos. Por isso, realizamos um breve levantamento bibliográfico das discussões teórico-metodológicas que abordam a utilização da linguagem musical como fonte para a produção do conhecimento histórico no contexto acadêmico e escolar. Nesse itinerário, destacamos os procedimentos desenvolvidos pelo historiador durante a investigação e elaboração da consciência histórica a partir do documento canção.
Abstract: This study aims to present a methodological proposal for the use of popular and peripheral songs from the 1990s to study the impacts of neoliberal policies on the daily life and social life of young people from the peripheries of São Paulo and Rio de Janeiro, in History classes. In this sense, this project dialogues with the conception of the use of historical sources in the teaching of History, for the improvement of competences related to the functioning of the historical conscience. It is also the objective of our methodology to encourage the stimulation of historical learning through the production of narratives that are based on reading and listening to the musical document and other sources, such as newspapers and academic texts. Therefore, we carried out a brief bibliographic survey of theoretical and methodological discussions that address the use of musical language as a source for the production of historical knowledge in the academic and school context. In this itinerary, we highlight the procedures developed by the historian during the investigation and elaboration of the historical conscience based on the song document.
Palabras clave: Ensino de História
History teaching
Paisagem cultural e espaço urbano
Cultural landscape and urban space
Memória e identidade
Memory and identity
Canção popular periférica
Peripheral popular song
Aprendizagem histórica
Historical learning
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Tema: História
Música popular
Periferias - Música
História - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: CARVALHO, Marcos Raimundo Oliveira. Beats profundos: canção, ensino e aprendizagem histórica. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.141.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.141
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39990
Fecha de defensa: 27-feb-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BeatsProfundosCanção.pdfDissertação3.37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons