Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39990
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Beats profundos: canção, ensino e aprendizagem histórica
Alternate title (s): Deep beats: song, teaching and historical learning
Author: Carvalho, Marcos Raimundo Oliveira
First Advisor: Ramos, Ana Flavia Cernic
First member of the Committee: Silveira, Daniela Magalhães da
Second member of the Committee: Teixeira, Rafael Saddi
Summary: Este estudo visa apresentar uma proposta metodológica de emprego das canções populares e periféricas dos anos 1990 para o estudo dos impactos das políticas neoliberais no cotidiano e na vida social dos jovens das periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, nas aulas de História. Nesse sentido, este projeto dialoga com a concepção do uso de fontes históricas no ensino de História, para aperfeiçoamento de competências relativas ao funcionamento da consciência histórica. É também objetivo de nossa metodologia incentivar o estímulo da aprendizagem histórica através da produção de narrativas que tenham como base a leitura e audição do documento musical e outras fontes, como jornais e textos acadêmicos. Por isso, realizamos um breve levantamento bibliográfico das discussões teórico-metodológicas que abordam a utilização da linguagem musical como fonte para a produção do conhecimento histórico no contexto acadêmico e escolar. Nesse itinerário, destacamos os procedimentos desenvolvidos pelo historiador durante a investigação e elaboração da consciência histórica a partir do documento canção.
Abstract: This study aims to present a methodological proposal for the use of popular and peripheral songs from the 1990s to study the impacts of neoliberal policies on the daily life and social life of young people from the peripheries of São Paulo and Rio de Janeiro, in History classes. In this sense, this project dialogues with the conception of the use of historical sources in the teaching of History, for the improvement of competences related to the functioning of the historical conscience. It is also the objective of our methodology to encourage the stimulation of historical learning through the production of narratives that are based on reading and listening to the musical document and other sources, such as newspapers and academic texts. Therefore, we carried out a brief bibliographic survey of theoretical and methodological discussions that address the use of musical language as a source for the production of historical knowledge in the academic and school context. In this itinerary, we highlight the procedures developed by the historian during the investigation and elaboration of the historical conscience based on the song document.
Keywords: Ensino de História
History teaching
Paisagem cultural e espaço urbano
Cultural landscape and urban space
Memória e identidade
Memory and identity
Canção popular periférica
Peripheral popular song
Aprendizagem histórica
Historical learning
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Subject: História
Música popular
Periferias - Música
História - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em História
Quote: CARVALHO, Marcos Raimundo Oliveira. Beats profundos: canção, ensino e aprendizagem histórica. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.141.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.141
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39990
Date of defense: 27-Feb-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BeatsProfundosCanção.pdfDissertação3.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons