Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Marcos Raimundo Oliveira-
dc.date.accessioned2023-12-19T12:51:23Z-
dc.date.available2023-12-19T12:51:23Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marcos Raimundo Oliveira. Beats profundos: canção, ensino e aprendizagem histórica. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.141.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39990-
dc.description.abstractThis study aims to present a methodological proposal for the use of popular and peripheral songs from the 1990s to study the impacts of neoliberal policies on the daily life and social life of young people from the peripheries of São Paulo and Rio de Janeiro, in History classes. In this sense, this project dialogues with the conception of the use of historical sources in the teaching of History, for the improvement of competences related to the functioning of the historical conscience. It is also the objective of our methodology to encourage the stimulation of historical learning through the production of narratives that are based on reading and listening to the musical document and other sources, such as newspapers and academic texts. Therefore, we carried out a brief bibliographic survey of theoretical and methodological discussions that address the use of musical language as a source for the production of historical knowledge in the academic and school context. In this itinerary, we highlight the procedures developed by the historian during the investigation and elaboration of the historical conscience based on the song document.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectPaisagem cultural e espaço urbanopt_BR
dc.subjectCultural landscape and urban spacept_BR
dc.subjectMemória e identidadept_BR
dc.subjectMemory and identitypt_BR
dc.subjectCanção popular periféricapt_BR
dc.subjectPeripheral popular songpt_BR
dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
dc.subjectHistorical learningpt_BR
dc.titleBeats profundos: canção, ensino e aprendizagem históricapt_BR
dc.title.alternativeDeep beats: song, teaching and historical learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Ana Flavia Cernic-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980270470833325pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Daniela Magalhães da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178198614920144pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Rafael Saddi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2919949012379731pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5921687814843222pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa apresentar uma proposta metodológica de emprego das canções populares e periféricas dos anos 1990 para o estudo dos impactos das políticas neoliberais no cotidiano e na vida social dos jovens das periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, nas aulas de História. Nesse sentido, este projeto dialoga com a concepção do uso de fontes históricas no ensino de História, para aperfeiçoamento de competências relativas ao funcionamento da consciência histórica. É também objetivo de nossa metodologia incentivar o estímulo da aprendizagem histórica através da produção de narrativas que tenham como base a leitura e audição do documento musical e outras fontes, como jornais e textos acadêmicos. Por isso, realizamos um breve levantamento bibliográfico das discussões teórico-metodológicas que abordam a utilização da linguagem musical como fonte para a produção do conhecimento histórico no contexto acadêmico e escolar. Nesse itinerário, destacamos os procedimentos desenvolvidos pelo historiador durante a investigação e elaboração da consciência histórica a partir do documento canção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration111pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.141pt_BR
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica popularpt_BR
dc.subject.autorizadoPeriferias - Músicapt_BR
dc.subject.autorizadoHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BeatsProfundosCanção.pdfDissertação3.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons