Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Marcos Raimundo Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T12:51:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T12:51:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Marcos Raimundo Oliveira. Beats profundos: canção, ensino e aprendizagem histórica. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.141. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39990 | - |
dc.description.abstract | This study aims to present a methodological proposal for the use of popular and peripheral songs from the 1990s to study the impacts of neoliberal policies on the daily life and social life of young people from the peripheries of São Paulo and Rio de Janeiro, in History classes. In this sense, this project dialogues with the conception of the use of historical sources in the teaching of History, for the improvement of competences related to the functioning of the historical conscience. It is also the objective of our methodology to encourage the stimulation of historical learning through the production of narratives that are based on reading and listening to the musical document and other sources, such as newspapers and academic texts. Therefore, we carried out a brief bibliographic survey of theoretical and methodological discussions that address the use of musical language as a source for the production of historical knowledge in the academic and school context. In this itinerary, we highlight the procedures developed by the historian during the investigation and elaboration of the historical conscience based on the song document. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Paisagem cultural e espaço urbano | pt_BR |
dc.subject | Cultural landscape and urban space | pt_BR |
dc.subject | Memória e identidade | pt_BR |
dc.subject | Memory and identity | pt_BR |
dc.subject | Canção popular periférica | pt_BR |
dc.subject | Peripheral popular song | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
dc.subject | Historical learning | pt_BR |
dc.title | Beats profundos: canção, ensino e aprendizagem histórica | pt_BR |
dc.title.alternative | Deep beats: song, teaching and historical learning | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Ana Flavia Cernic | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3980270470833325 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Daniela Magalhães da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5178198614920144 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Rafael Saddi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2919949012379731 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5921687814843222 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo visa apresentar uma proposta metodológica de emprego das canções populares e periféricas dos anos 1990 para o estudo dos impactos das políticas neoliberais no cotidiano e na vida social dos jovens das periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, nas aulas de História. Nesse sentido, este projeto dialoga com a concepção do uso de fontes históricas no ensino de História, para aperfeiçoamento de competências relativas ao funcionamento da consciência histórica. É também objetivo de nossa metodologia incentivar o estímulo da aprendizagem histórica através da produção de narrativas que tenham como base a leitura e audição do documento musical e outras fontes, como jornais e textos acadêmicos. Por isso, realizamos um breve levantamento bibliográfico das discussões teórico-metodológicas que abordam a utilização da linguagem musical como fonte para a produção do conhecimento histórico no contexto acadêmico e escolar. Nesse itinerário, destacamos os procedimentos desenvolvidos pelo historiador durante a investigação e elaboração da consciência histórica a partir do documento canção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 111 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.141 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e | - |
dc.subject.autorizado | História | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Música popular | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Periferias - Música | pt_BR |
dc.subject.autorizado | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BeatsProfundosCanção.pdf | Dissertação | 3.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License