Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39938
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Taigor Moreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T12:42:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T12:42:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Taigor Moreira da. A iniciação científica júnior possibilita a alfabetização científica ?Uma análise de dissertações e teses sobre a temática no período de 2013 a 2023. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39938 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Iniciação científica júnior | pt_BR |
dc.subject | Aproximação escola-universidade | pt_BR |
dc.title | A iniciação científica júnior possibilita a alfabetização científica ?Uma análise de dissertações e teses sobre a temática no período de 2013 a 2023 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira Júnior, José Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8191381462412110 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ustra, Sandro Rogério Vargas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9632550703149729 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Anny Carolina de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1115368400336654 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo a realização de uma análise qualitativa de dissertações e teses publicadas nos últimos dez anos, entre 2013 e 2023, cujo tema central é a iniciação científica júnior, buscando verificar se os pesquisadores percebem as possibilidades de desenvolvimento da alfabetização científica. Dessa forma, buscou-se responder a seguinte pergunta-problema: As pesquisas que analisam e discutem aspectos relacionados à iniciação científica júnior percebem/identificam as possibilidades de desenvolvimento da alfabetização científica? As categorias predefinidas a partir das leituras de Bybee (1995) foram: 1) alfabetização científica funcional – buscando compreender que a ciência possui uma linguagem própria, que proporciona aos estudantes o desenvolvimento de conceitos; 2) alfabetização científica conceitual – identificando as características da construção do conhecimento científico e, 3) alfabetização científica multidimensional – buscando a integração da alfabetização científica da linguagem e metodológica para que os estudantes consigam apropriar de ambas para tomar decisões e para resolver problemas no cotidiano. A partir da definição destas categorias, as dissertações e teses foram analisadas a partir das orientações de Bardin (2011). Os resultados obtidos revelam que a participação de estudantes em atividades de iniciação científica é um meio de desenvolver a alfabetização científica, compreendendo a especificidade da linguagem científica, do método científico e se apropriando de conhecimentos e do pensamento científico. Além disso, percebe-se que a iniciação científica júnior não apenas contribui para a aquisição de conhecimentos específicos, mas também desempenha um papel crucial na formação de indivíduos capazes de compreender, analisar e aplicar princípios científicos no seu cotidiano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Química | pt_BR |
dc.sizeorduration | 36SIL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IniciaçãoCientíficaJúnior.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.