Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Taigor Moreira da-
dc.date.accessioned2023-12-13T12:42:25Z-
dc.date.available2023-12-13T12:42:25Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Taigor Moreira da. A iniciação científica júnior possibilita a alfabetização científica ?Uma análise de dissertações e teses sobre a temática no período de 2013 a 2023. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39938-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectIniciação científica júniorpt_BR
dc.subjectAproximação escola-universidadept_BR
dc.titleA iniciação científica júnior possibilita a alfabetização científica ?Uma análise de dissertações e teses sobre a temática no período de 2013 a 2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee1Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Anny Carolina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1115368400336654pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo a realização de uma análise qualitativa de dissertações e teses publicadas nos últimos dez anos, entre 2013 e 2023, cujo tema central é a iniciação científica júnior, buscando verificar se os pesquisadores percebem as possibilidades de desenvolvimento da alfabetização científica. Dessa forma, buscou-se responder a seguinte pergunta-problema: As pesquisas que analisam e discutem aspectos relacionados à iniciação científica júnior percebem/identificam as possibilidades de desenvolvimento da alfabetização científica? As categorias predefinidas a partir das leituras de Bybee (1995) foram: 1) alfabetização científica funcional – buscando compreender que a ciência possui uma linguagem própria, que proporciona aos estudantes o desenvolvimento de conceitos; 2) alfabetização científica conceitual – identificando as características da construção do conhecimento científico e, 3) alfabetização científica multidimensional – buscando a integração da alfabetização científica da linguagem e metodológica para que os estudantes consigam apropriar de ambas para tomar decisões e para resolver problemas no cotidiano. A partir da definição destas categorias, as dissertações e teses foram analisadas a partir das orientações de Bardin (2011). Os resultados obtidos revelam que a participação de estudantes em atividades de iniciação científica é um meio de desenvolver a alfabetização científica, compreendendo a especificidade da linguagem científica, do método científico e se apropriando de conhecimentos e do pensamento científico. Além disso, percebe-se que a iniciação científica júnior não apenas contribui para a aquisição de conhecimentos específicos, mas também desempenha um papel crucial na formação de indivíduos capazes de compreender, analisar e aplicar princípios científicos no seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration36SILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IniciaçãoCientíficaJúnior.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.