Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39938
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A iniciação científica júnior possibilita a alfabetização científica ?Uma análise de dissertações e teses sobre a temática no período de 2013 a 2023 |
Autor(es): | Silva, Taigor Moreira da |
Primeiro orientador: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Anny Carolina de |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo a realização de uma análise qualitativa de dissertações e teses publicadas nos últimos dez anos, entre 2013 e 2023, cujo tema central é a iniciação científica júnior, buscando verificar se os pesquisadores percebem as possibilidades de desenvolvimento da alfabetização científica. Dessa forma, buscou-se responder a seguinte pergunta-problema: As pesquisas que analisam e discutem aspectos relacionados à iniciação científica júnior percebem/identificam as possibilidades de desenvolvimento da alfabetização científica? As categorias predefinidas a partir das leituras de Bybee (1995) foram: 1) alfabetização científica funcional – buscando compreender que a ciência possui uma linguagem própria, que proporciona aos estudantes o desenvolvimento de conceitos; 2) alfabetização científica conceitual – identificando as características da construção do conhecimento científico e, 3) alfabetização científica multidimensional – buscando a integração da alfabetização científica da linguagem e metodológica para que os estudantes consigam apropriar de ambas para tomar decisões e para resolver problemas no cotidiano. A partir da definição destas categorias, as dissertações e teses foram analisadas a partir das orientações de Bardin (2011). Os resultados obtidos revelam que a participação de estudantes em atividades de iniciação científica é um meio de desenvolver a alfabetização científica, compreendendo a especificidade da linguagem científica, do método científico e se apropriando de conhecimentos e do pensamento científico. Além disso, percebe-se que a iniciação científica júnior não apenas contribui para a aquisição de conhecimentos específicos, mas também desempenha um papel crucial na formação de indivíduos capazes de compreender, analisar e aplicar princípios científicos no seu cotidiano. |
Palavras-chave: | Alfabetização científica Iniciação científica júnior Aproximação escola-universidade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Taigor Moreira da. A iniciação científica júnior possibilita a alfabetização científica ?Uma análise de dissertações e teses sobre a temática no período de 2013 a 2023. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39938 |
Data de defesa: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IniciaçãoCientíficaJúnior.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.