Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39938
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A iniciação científica júnior possibilita a alfabetização científica ?Uma análise de dissertações e teses sobre a temática no período de 2013 a 2023
Autor: Silva, Taigor Moreira da
Primer orientador: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Primer miembro de la banca: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Anny Carolina de
Resumen: O presente trabalho teve por objetivo a realização de uma análise qualitativa de dissertações e teses publicadas nos últimos dez anos, entre 2013 e 2023, cujo tema central é a iniciação científica júnior, buscando verificar se os pesquisadores percebem as possibilidades de desenvolvimento da alfabetização científica. Dessa forma, buscou-se responder a seguinte pergunta-problema: As pesquisas que analisam e discutem aspectos relacionados à iniciação científica júnior percebem/identificam as possibilidades de desenvolvimento da alfabetização científica? As categorias predefinidas a partir das leituras de Bybee (1995) foram: 1) alfabetização científica funcional – buscando compreender que a ciência possui uma linguagem própria, que proporciona aos estudantes o desenvolvimento de conceitos; 2) alfabetização científica conceitual – identificando as características da construção do conhecimento científico e, 3) alfabetização científica multidimensional – buscando a integração da alfabetização científica da linguagem e metodológica para que os estudantes consigam apropriar de ambas para tomar decisões e para resolver problemas no cotidiano. A partir da definição destas categorias, as dissertações e teses foram analisadas a partir das orientações de Bardin (2011). Os resultados obtidos revelam que a participação de estudantes em atividades de iniciação científica é um meio de desenvolver a alfabetização científica, compreendendo a especificidade da linguagem científica, do método científico e se apropriando de conhecimentos e do pensamento científico. Além disso, percebe-se que a iniciação científica júnior não apenas contribui para a aquisição de conhecimentos específicos, mas também desempenha um papel crucial na formação de indivíduos capazes de compreender, analisar e aplicar princípios científicos no seu cotidiano.
Palabras clave: Alfabetização científica
Iniciação científica júnior
Aproximação escola-universidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Taigor Moreira da. A iniciação científica júnior possibilita a alfabetização científica ?Uma análise de dissertações e teses sobre a temática no período de 2013 a 2023. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39938
Fecha de defensa: 12-dic-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IniciaçãoCientíficaJúnior.pdf1.01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.