Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39918
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Impacto da pandemia de covid-19 nas causas de descarte de matrizes em sistema intensivo de criação de suínos da Granja Santo Antônio, Perdizes, MG.
Author: Barbosa, Diego Jose Souza
First Advisor: Antunes, Robson Carlos
First member of the Committee: Pirtouscheg, Adriano
Second member of the Committee: Oliveira, Davi Moraes de
Summary: A carne suína é atualmente a segunda mais consumida no mundo, tendo uma produção mundial estimada em aproximadamente 122 milhões de toneladas em 2021. Neste cenário o Brasil ocupa a posição de quarto maior produtor, com uma produção estimada de 4,5 milhões de toneladas, representando 3,8% da mundial. O preço internacional das carnes teve um declínio inicial em função do impacto da pandemia do COVID-19. Em consequência, tal queda no preço internacional das carnes influenciou diretamente no sistema de produção suíno brasileiro. Um grande desafio no cenário atual da suinocultura industrial é diminuir a remoção de matrizes antes do terceiro ciclo, com isso os investimentos na área de manejo, nutrição e sanidade são altos, visando o maior tempo da fêmea na granja, constituindo um sistema homogêneo. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi analisar o impacto da pandemia de COVID-19 sobre as diferentes causas de descarte de matrizes em um sistema intensivo de criação de suínos. O experimento foi realizado com base de análises de dados da Suinocultura Santo Antônio, uma granja comercial de ciclo completo instaurada no município de Perdizes, Minas Gerais, a partir do manejo de rebanhos suínos, os quais os dados se encontram disponíveis no Programa AGRINESS, dados dos anos de 2019,2020 e 2021 (anos que foram pré, durante e pós pandemia de COVID 19 e todas as informações sobre descarte de matrizes presentes no sistema da granja. Nota-se um aumento significativo na quantidade de descarte de matrizes no ano de 2021, o que pode ter acarretado esse aumento em decorrência do ano anterior, 2020, o momento pandêmico estava no pico. Em decorrência dessas restrições e os empecilhos propiciados pelo momento no ano de 2020, refletiu nesse aumento de descarte no ano conseguinte, 2021. O descarte da raça DB 90 ST foi maior e logo na sequência a raça DB25, em relação as outras dispostas na granja, o que já era esperado por conta de o rebanho ser composto por sua maioria destas duas raças. Em relação ao ano, a DB 90 T apresentou maiores taxas de descartes em 2019 e 2021, pré-pandemia e pós-pandemia não difere estatisticamente, o qual então não apresentou influências do ano de 2020. A maior causa de descarte independente do ano, é a idade elevada, 58%, 46% e 44%, para os anos de 2019, 2020 e 2021, respectivamente. O que evidência a boa genética e manejo empregados na granja, haja vista que o descarte por idade é inevitável em qualquer sistema produtivo, e quando nota-se um aumento de descarte por outras causas, indicia alguma possível falha, seja manejo, nutrição, doenças infecciosas e outros. Os resultados obtidos sugerem que a pandemia de COVID-19 pode ter impactado nas causas de descarte de matrizes suínas, com um aumento significativo no descarte de matrizes vazias e gestantes em 2021 em comparação com anos anteriores
Keywords: Peste Suina Africana
Carne Suina
Crise sanitaria na suinoicultura
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BARBOSA, Diego Jose Souza. Impacto da pandemia de covid-19 nas causas de descarte de matrizes em sistema intensivo de criação de suínos da Granja Santo Antônio, Perdizes, MG. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39918
Date of defense: 28-Nov-2023
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoPandemiaCovid.pdf270.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.