Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39912
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-3696-675X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Título: Gatilhos mentais nas propagandas de refrigerante: o impacto da persuasão na intenção de consumo
Autor(es): Medeiros, João Vitor Leandro
Primeiro orientador: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Primeiro membro da banca: Silva, Jussara Goulart
Segundo membro da banca: Borges, Alex Fernando
Resumo: O marketing de refrigerantes frequentemente recorre a estratégias persuasivas para influenciar a percepção dos consumidores. Dentre essas estratégias, o uso de gatilhos mentais tem se mostrado particularmente eficaz. Dada essa relevância, este trabalho buscou mensurar e verificar se a aplicação desses gatilhos em propagandas da Coca-Cola pode influenciar as intenções de compra dos consumidores. Através de uma pesquisa descritiva e quantitativa, foram aplicados questionários online a consumidores e não consumidores de refrigerantes. Verificou-se que os gatilhos mentais nas propagandas influenciaram positivamente as intenções de compra. A propaganda de Natal, que usou o gatilho de Aprovação Social, foi a que mais chamou atenção, seguida pelas de Ano Novo e Dia dos Pais, que usaram os gatilhos de Reciprocidade e Compromisso, respectivamente. Esses resultados reforçam a importância dos gatilhos mentais como uma estratégia eficaz no marketing de bebidas.
Abstract: The marketing of soft drinks often relies on persuasive strategies to influence consumer perception. Among these strategies, the use of mental triggers has proven to be particularly effective. Given this relevance, this study sought to measure and verify whether the application of these triggers in Coca-Cola advertisements can influence consumer purchase intentions. Through a descriptive and quantitative research approach, online questionnaires were administered to both soda consumers and non-consumers. It was found that mental triggers in advertisements positively influenced purchase intentions. The Christmas advertisement, which used the Social Approval trigger, garnered the most attention, followed by the New Year and Father's Day ads, which employed the triggers of Reciprocity and Commitment, respectively. These results reinforce the importance of mental triggers as an effective strategy in beverage marketing.
Palavras-chave: Reciprocidade
Aprovação social
Compromisso
Apelos emocionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MEDEIROS, João Vitor Leandro. Gatilhos mentais nas propagandas de refrigerante: o impacto da persuasão na intenção de consumo. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39912
Data de defesa: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GatilhosMentaisPropagandas.pdf
  Até 2025-11-30
TCC369.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons