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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-3696-675X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Título: Gatilhos mentais nas propagandas de refrigerante: o impacto da persuasão na intenção de consumo
Autor: Medeiros, João Vitor Leandro
Primer orientador: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Primer miembro de la banca: Silva, Jussara Goulart
Segundo miembro de la banca: Borges, Alex Fernando
Resumen: O marketing de refrigerantes frequentemente recorre a estratégias persuasivas para influenciar a percepção dos consumidores. Dentre essas estratégias, o uso de gatilhos mentais tem se mostrado particularmente eficaz. Dada essa relevância, este trabalho buscou mensurar e verificar se a aplicação desses gatilhos em propagandas da Coca-Cola pode influenciar as intenções de compra dos consumidores. Através de uma pesquisa descritiva e quantitativa, foram aplicados questionários online a consumidores e não consumidores de refrigerantes. Verificou-se que os gatilhos mentais nas propagandas influenciaram positivamente as intenções de compra. A propaganda de Natal, que usou o gatilho de Aprovação Social, foi a que mais chamou atenção, seguida pelas de Ano Novo e Dia dos Pais, que usaram os gatilhos de Reciprocidade e Compromisso, respectivamente. Esses resultados reforçam a importância dos gatilhos mentais como uma estratégia eficaz no marketing de bebidas.
Abstract: The marketing of soft drinks often relies on persuasive strategies to influence consumer perception. Among these strategies, the use of mental triggers has proven to be particularly effective. Given this relevance, this study sought to measure and verify whether the application of these triggers in Coca-Cola advertisements can influence consumer purchase intentions. Through a descriptive and quantitative research approach, online questionnaires were administered to both soda consumers and non-consumers. It was found that mental triggers in advertisements positively influenced purchase intentions. The Christmas advertisement, which used the Social Approval trigger, garnered the most attention, followed by the New Year and Father's Day ads, which employed the triggers of Reciprocity and Commitment, respectively. These results reinforce the importance of mental triggers as an effective strategy in beverage marketing.
Palabras clave: Reciprocidade
Aprovação social
Compromisso
Apelos emocionais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MEDEIROS, João Vitor Leandro. Gatilhos mentais nas propagandas de refrigerante: o impacto da persuasão na intenção de consumo. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39912
Fecha de defensa: 30-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

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