Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39911
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-2127-5312 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O Flag Football como tema nas aulas de Educação Física escolar |
Autor: | Fernandes, Isadora |
Primer orientador: | Tavares, Giselle Helena |
Primer miembro de la banca: | Ribeiro, Gabriela Machado |
Segundo miembro de la banca: | Marra, Sumaia Barbosa Franco |
Resumen: | Considerando novas possibilidades de abordagem no esporte no âmbito escolar, neste estudo, apresentaremos o Flag football, que se caracteriza como um esporte de invasão e uma modalidade considerada como não-tradicional. O Flag football é uma versão criada pelos praticantes do futebol americano para a adaptação das crianças ao esporte, o qual tem extrema relevância nos Estados Unidos. Essa pesquisa se referiu a uma abordagem para as aulas de Educação Física escolar da Escola de Educação Básica (ESEBA/UFU) da cidade de Uberlândia - MG com o objetivo de apresentar a modalidade Flag football como tema para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental e analisar a aceitação e o grau de satisfação dos/as estudantes e professores/as. Metodologicamente, utilizamos a abordagem de aulas vivenciais, mostrando aos estudantes a história, regras e fundamentos do esporte. Foi evidenciado a potencialidade da modalidade, e sua possibilidade de inserção dentro do ambiente escolar, levando o Flag football com um esporte não-tradicional crescente no mundo e ampliando a cultura esportiva dos/as estudantes. |
Abstract: | Considering new possibilities of approaching sport at school, in this study, we will present Flag football, which is characterized as an invasion sport and a modality considered non-traditional, as a possible topic to be worked on at school. Flag football is a version created by American football players to adapt children to the sport, which is extremely relevant in the United States. This research referred to an approach to school Physical Education classes at the School of Basic Education (ESEBA/UFU) in the city of Uberlândia - MG with the objective of presenting Flag football as a theme for Elementary School Physical Education classes. and analyze the acceptance and degree of satisfaction of students and teachers. Methodologically, we use the experiential classes approach, showing students the history, rules and fundamentals of the sport. The potential of the sport was highlighted, and its possibility of insertion within the school environment, taking Flag football as a growing non-traditional sport in the world and expanding the sporting culture of students. |
Palabras clave: | Flag football Educação física escolar School physical education Esporte não tradicional Non-traditional sport |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FERNANDES, Isadora. O Flag Football como tema nas aulas de Educação Física escolar. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39911 |
Fecha de defensa: | 23-nov-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FlagFootballComo.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.