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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-2052-0558
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Motivações para permanência e barreiras ao modelo de treinamento de CrossFit
Título(s) alternativo(s): Motivations for maintenance and barriers to the CrossFit training model
Autor(es): Ferreira, Nayara de Sousa
Primeiro orientador: Tavares, Giselle Helena
Primeiro coorientador: Drews, Ricardo
Primeiro membro da banca: Nunes, João Elias Dias
Segundo membro da banca: Bitter, Sigrid
Resumo: O CrossFit como modelo de treinamento tem crescido significativamente nos últimos anos. Com abordagem própria, a modalidade contempla em seu programa de condicionamento físico treinos constantemente variados, com diferentes movimentos funcionais executados em alta intensidade. O caráter de comunidade frequentemente associado ao CrossFit, é presente desde a sua metodologia colaborativa em que coaches, atletas e alunos tornam-se codesenvolvedores. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo compreender e identificar os motivos que promovem a permanência bem como as barreiras para continuidade entre os praticantes dessa modalidade. Participaram 118 alunos de CrossFit de 5 boxes de diferentes tamanhos da cidade de Uberlândia – MG. Os participantes responderam a um questionário com perguntas distribuídas em 3 blocos – primeiro relacionadas ao perfil sociodemográfico e tempo de vivência na modalidade, depois às motivações e dificuldades encontradas para permanência na modalidade, e, o terceiro, a características e aspectos considerados importantes na atuação dos coaches – e em sequência, à versão adaptada do Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54). Para compreender a relação entre motivação e exercício físico, o estudo fundamenta-se na Teoria da Autodeterminação. Os participantes apresentam regulações mais autodeterminadas de motivação, relacionadas ao prazer e à satisfação pessoal e motivações com origens mais internas, o que contribui para a manutenção e regularidade da prática. Como principais barreiras destacam-se o custo financeiro e a competitividade percebida pela perspectiva negativa.
Abstract: CrossFit as a training model has grown significantly in recent years. With its own approach, the modality includes constantly varied workouts in its fitness program, with different functional movements performed at high intensity. The community character often associated with CrossFit is present in its collaborative methodology in which coaches, athletes and students become co-developers. Hereupon, the purpose of this study is understand and identify the reasons that promote maintenance as well as the barriers to maintenance among CrossFit practitioners. This study involved 118 CrossFit students from 5 different sized boxes in the city of Uberlândia – MG. The participants answered a questionnaire with questions divided into 3 blocks – the first one related to the sociodemographic profile and length of experience in the sport, then to the motivations and difficulties encountered in staying in the sport, and the third one, to the characteristics and aspects considered important in the coaches' work – and then to the adapted version of the Inventory of Motivation to Regular Practice of Physical Activity (IMPRAF-54). In order to understand the relationship between motivation and physical exercise, this study is based on Self-Determination Theory. The participants showed more self-determined regulation, related to pleasure, personal satisfaction and motivations with more internal origins, which contributed to the maintenance and regularity of the practice. The main barriers were the financial cost and the competitiveness perceived from a negative perspective.
Palavras-chave: Motivação
CrossFit
Teoria da autodeterminação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Nayara de Sousa. Motivações para permanência e barreiras ao modelo de treinamento de CrossFit. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39888
Data de defesa: 24-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

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