Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39888
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFerreira, Nayara de Sousa-
dc.date.accessioned2023-12-11T17:44:18Z-
dc.date.available2023-12-11T17:44:18Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Nayara de Sousa. Motivações para permanência e barreiras ao modelo de treinamento de CrossFit. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39888-
dc.description.abstractCrossFit as a training model has grown significantly in recent years. With its own approach, the modality includes constantly varied workouts in its fitness program, with different functional movements performed at high intensity. The community character often associated with CrossFit is present in its collaborative methodology in which coaches, athletes and students become co-developers. Hereupon, the purpose of this study is understand and identify the reasons that promote maintenance as well as the barriers to maintenance among CrossFit practitioners. This study involved 118 CrossFit students from 5 different sized boxes in the city of Uberlândia – MG. The participants answered a questionnaire with questions divided into 3 blocks – the first one related to the sociodemographic profile and length of experience in the sport, then to the motivations and difficulties encountered in staying in the sport, and the third one, to the characteristics and aspects considered important in the coaches' work – and then to the adapted version of the Inventory of Motivation to Regular Practice of Physical Activity (IMPRAF-54). In order to understand the relationship between motivation and physical exercise, this study is based on Self-Determination Theory. The participants showed more self-determined regulation, related to pleasure, personal satisfaction and motivations with more internal origins, which contributed to the maintenance and regularity of the practice. The main barriers were the financial cost and the competitiveness perceived from a negative perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectCrossFitpt_BR
dc.subjectTeoria da autodeterminaçãopt_BR
dc.titleMotivações para permanência e barreiras ao modelo de treinamento de CrossFitpt_BR
dc.title.alternativeMotivations for maintenance and barriers to the CrossFit training modelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Giselle Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402979249353952pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, João Elias Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3813905133203137pt_BR
dc.contributor.referee2Bitter, Sigrid-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525441527450254pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9009274541718692pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO CrossFit como modelo de treinamento tem crescido significativamente nos últimos anos. Com abordagem própria, a modalidade contempla em seu programa de condicionamento físico treinos constantemente variados, com diferentes movimentos funcionais executados em alta intensidade. O caráter de comunidade frequentemente associado ao CrossFit, é presente desde a sua metodologia colaborativa em que coaches, atletas e alunos tornam-se codesenvolvedores. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo compreender e identificar os motivos que promovem a permanência bem como as barreiras para continuidade entre os praticantes dessa modalidade. Participaram 118 alunos de CrossFit de 5 boxes de diferentes tamanhos da cidade de Uberlândia – MG. Os participantes responderam a um questionário com perguntas distribuídas em 3 blocos – primeiro relacionadas ao perfil sociodemográfico e tempo de vivência na modalidade, depois às motivações e dificuldades encontradas para permanência na modalidade, e, o terceiro, a características e aspectos considerados importantes na atuação dos coaches – e em sequência, à versão adaptada do Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54). Para compreender a relação entre motivação e exercício físico, o estudo fundamenta-se na Teoria da Autodeterminação. Os participantes apresentam regulações mais autodeterminadas de motivação, relacionadas ao prazer e à satisfação pessoal e motivações com origens mais internas, o que contribui para a manutenção e regularidade da prática. Como principais barreiras destacam-se o custo financeiro e a competitividade percebida pela perspectiva negativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode148541954-
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MotivaçõesParaPermanência.pdf903.76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.