Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPavanelli, Giovana Monteiro-
dc.date.accessioned2023-12-11T13:17:59Z-
dc.date.available2023-12-11T13:17:59Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationPAVANELLI, Giovana Monteiro. A questão urbana na base nacional comum curricular: a megalópole como possibilidade de apreensão do mundo globalizado. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39863-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMegalópolespt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleA questão urbana na base nacional comum curricular: a megalópole como possibilidade de apreensão do mundo globalizadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rita de Cássia Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5388133784676755pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Amanda Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685pt_BR
dc.contributor.referee2Camacho, José Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9299111564892194pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819840592329730pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO artigo se concentra em levantar a temática urbana na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traçar uma análise das Unidades temáticas e suas Habilidades no que tange os aspectos urbanos. Nesse contexto, também é realizada a aproximação da temática urbana com o contexto globalizado a fim de evidenciar como o conhecimento do conceito de megalópole pode servir como um articulador para a compreensão da rede urbana contemporânea pelo aluno. Do micro ao macro, do lugar ao global ou da escala local à escala planetária, a megalópole articula as diferentes cidades ao redor do mundo globalizado o que se constitui como uma possibilidade de apreensão da realidade pelo aluno. Este trabalho quer entender quanto essa proposição se apresenta na BNCC de modo a articular os diferentes conteúdos em suas Unidades Temáticas e Habilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.orcid.putcode148543241-
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuestãoUrbanaBase.pdf736.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons