Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39739
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0515-4289
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Identidade, ciência, pensamento decolonial e aquilombamento: a escrevivência de uma mulher negra no curso de ciências biológicas
Título(s) alternativo(s): Identity, science, decolonial thinking and quilombamento: the writing of a black woman in the biological sciences course
Autor(es): Santos, Miriam Fidelis Silva
Primeiro orientador: Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli
Primeiro membro da banca: Reis, Jane Maria dos Santos
Segundo membro da banca: Lourenço, Keyme Gomes
Resumo: Neste trabalho acadêmico, a escrevivência é explorada como uma abordagem metodológica para compreender a trajetória de uma mulher negra no curso de Ciências Biológicas e as questões que atravessaram esse momento. Ao longo da narrativa discuto minha entrada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e destaco a importância da representatividade e identidade negra nesse processo. Após apresentar reflexões sobre o reconhecimento do potencial na graduação por meio da participação ativa na realização de atividades com enfoque antirracista a narrativa explora a importância da inclusão de temáticas étnico-raciais no ensino, pesquisa e extensão. É destacado o conceito de aquilombamento como elemento central na construção da identidade negra coletiva. Além disso, são exemplificados os benefícios da busca pela decolonização para a execução de ideias embasadas em reflexões e práticas. Através da escrevivência, percebe-se uma compreensão mais profunda da própria identidade e a identificação de transformações necessárias no campo científico. Este estudo contribui para uma reflexão sobre a importância da valorização da diversidade étnico-racial no contexto acadêmico e para a promoção afrocentradas e decoloniais.
Abstract: En este trabajo académico se explora la escrevivência como abordaje metodológico para comprender la trayectoria de una mujer negra en la carrera de Ciencias Biológicas y las problemáticas que atravesaron ese momento. A lo largo de la narración, discuto mi ingreso a la Universidad Federal de Uberlândia (UFU) y destaco la importancia de la representatividad y la identidad negra en este proceso. Luego de presentar reflexiones sobre el reconocimiento de potencialidades en la graduación a través de la participación activa en la realización de actividades con enfoque antirracista, la narrativa explora la importancia de incluir temas étnico- raciales en la docencia, la investigación y la extensión. Se destaca el concepto de aquilombamento como elemento central en la construcción de la identidad negra colectiva. Además, se ejemplifican los beneficios de la búsqueda de la descolonización para la implementación de ideas a partir de reflexiones y prácticas. A través de la escritura se percibe una comprensión más profunda de la propia identidad y la identificación de transformaciones necesarias en el campo científico. Este estudio contribuye a una reflexión sobre la importancia de valorar la diversidad étnico-racial en el contexto académico y promover prácticas afrocentradas y decoloniales.
Palavras-chave: Escrevivência
Identidade negra
Trajetória acadêmica
Pensamento decolonial
Aquilombamento
Trayectoria académic
Black identity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Mirian Fidelis Silva. Identidade, ciência, pensamento decolonial e aquilombamento: a escrevivência de uma mulher negra no curso de ciências biológicas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39739
Data de defesa: 22-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentidadeCiênciaPensamento.pdfTCC905.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons