Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Miriam Fidelis Silva-
dc.date.accessioned2023-12-06T19:31:35Z-
dc.date.available2023-12-06T19:31:35Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Mirian Fidelis Silva. Identidade, ciência, pensamento decolonial e aquilombamento: a escrevivência de uma mulher negra no curso de ciências biológicas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39739-
dc.description.abstractEn este trabajo académico se explora la escrevivência como abordaje metodológico para comprender la trayectoria de una mujer negra en la carrera de Ciencias Biológicas y las problemáticas que atravesaron ese momento. A lo largo de la narración, discuto mi ingreso a la Universidad Federal de Uberlândia (UFU) y destaco la importancia de la representatividad y la identidad negra en este proceso. Luego de presentar reflexiones sobre el reconocimiento de potencialidades en la graduación a través de la participación activa en la realización de actividades con enfoque antirracista, la narrativa explora la importancia de incluir temas étnico- raciales en la docencia, la investigación y la extensión. Se destaca el concepto de aquilombamento como elemento central en la construcción de la identidad negra colectiva. Además, se ejemplifican los beneficios de la búsqueda de la descolonización para la implementación de ideas a partir de reflexiones y prácticas. A través de la escritura se percibe una comprensión más profunda de la propia identidad y la identificación de transformaciones necesarias en el campo científico. Este estudio contribuye a una reflexión sobre la importancia de valorar la diversidad étnico-racial en el contexto académico y promover prácticas afrocentradas y decoloniales.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectTrajetória acadêmicapt_BR
dc.subjectPensamento decolonialpt_BR
dc.subjectAquilombamentopt_BR
dc.subjectTrayectoria académicpt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.titleIdentidade, ciência, pensamento decolonial e aquilombamento: a escrevivência de uma mulher negra no curso de ciências biológicaspt_BR
dc.title.alternativeIdentity, science, decolonial thinking and quilombamento: the writing of a black woman in the biological sciences coursept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Jane Maria dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7034791367733866pt_BR
dc.contributor.referee2Lourenço, Keyme Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680489981339822pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8198387001635746pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho acadêmico, a escrevivência é explorada como uma abordagem metodológica para compreender a trajetória de uma mulher negra no curso de Ciências Biológicas e as questões que atravessaram esse momento. Ao longo da narrativa discuto minha entrada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e destaco a importância da representatividade e identidade negra nesse processo. Após apresentar reflexões sobre o reconhecimento do potencial na graduação por meio da participação ativa na realização de atividades com enfoque antirracista a narrativa explora a importância da inclusão de temáticas étnico-raciais no ensino, pesquisa e extensão. É destacado o conceito de aquilombamento como elemento central na construção da identidade negra coletiva. Além disso, são exemplificados os benefícios da busca pela decolonização para a execução de ideias embasadas em reflexões e práticas. Através da escrevivência, percebe-se uma compreensão mais profunda da própria identidade e a identificação de transformações necessárias no campo científico. Este estudo contribui para uma reflexão sobre a importância da valorização da diversidade étnico-racial no contexto acadêmico e para a promoção afrocentradas e decoloniais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode148240309-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdentidadeCiênciaPensamento.pdfTCC905.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons