Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39704
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-1845-2969
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Futebol e relações de poder: Produção do conhecimento sobre mulheres treinadoras nas revistas de educação física
Autor(es): Bernardes, Jessica Oliveira
Primeiro orientador: Nicolino, Aline da Silva
Primeiro membro da banca: Nunes, Sérgio Inácio
Segundo membro da banca: Bertoni, Sônia
Resumo: Diante da baixa representatividade de mulheres como treinadoras de futebol e futsal no Brasil, este estudo objetiva conhecer a trajetória de mulheres que ocupam o cargo de treinadoras de futebol e/ou futsal no país, por meio de um levantamento nos periódicos da Educação Física. Para isso, vale-se de uma revisão bibliográfica, com os seguintes objetivos específicos: Identificar e mapear os artigos científicos nacionais da área, com Qualis CAPES entre A2 e B3 (Quadriênio de 2013-2016), que trazem a discussão sobre mulheres ocupando o cargo de treinadoras de futebol e/ou futsal no Brasil e também identificar as dificuldades e as resistências encontradas por elas, para ocuparem cargos de liderança no futebol e manterem-se neles. As buscas foram realizadas em 12 periódicos da área de Educação Física, os quais publicizam temas do campo sociocultural e pedagógico e estão entre os periódicos mais bem avaliados no Qualis CAPES (A2 e B3), no quadriênio 2013-2016. A coleta de dados foi realizada no mês de abril e encerrou no mês de maio de 2023, com a utilização dos descritores: Liderança; mulheres and futebol; treinadora e treinadoras. Os resultados confirmam que o cargo de treinadora ainda é majoritariamente ocupado por homens e que as mulheres enfrentam diversas barreiras e dificuldades ao longo da trajetória, sendo a mais aparente a falta de oportunidade e a busca constante por reconhecimento e credibilidade no meio futebolístico e social. As pesquisas mostram, portanto, que o fato de estarem em um cargo de treinadora, buscando uma formação inicial e continua, como curso de especialização de futebol, são formas de resistências.
Abstract: In light of the low representation of women as soccer and futsal coaches in brazil, this study aims to explore the experiences of women holding coaching positions in soccer and/or futsal in the country. This is achieved through a survey of physical education journals, employing a bibliographic review to identify the challenges they face and the forms of resistance encountered in entering and maintaining coaching roles. The search was conducted across 12 physical education journals that focus on sociocultural and pedagogical aspects, selected among the top-rated journals in qualis CAPES (A2 and B3) for the 2013-2016 quadrennium. Data collection took place in april and concluded in may 2023, using the descriptors: leadership; women and soccer; coach and coaches. The findings confirm that coaching positions are still predominantly held by men, and women face various barriers and challenges throughout their journey, with the most apparent being a lack of opportunities and the constant pursuit of recognition and credibility. However, they persist; merely occupying a coaching position or participating in a soccer specialization course is a form of resistance.
Palavras-chave: Treinadoras
Futsal
Futebol
Mulheres
Educação Física
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BERNARDES, Jessica Oliveira. Futebol e relações de poder: Produção do conhecimento sobre mulheres treinadoras nas revistas de educação física. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39704
Data de defesa: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FutebolRelaçõesPoder.pdfTCC250.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons