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dc.creatorBernardes, Jessica Oliveira-
dc.date.accessioned2023-12-06T15:31:24Z-
dc.date.available2023-12-06T15:31:24Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationBERNARDES, Jessica Oliveira. Futebol e relações de poder: Produção do conhecimento sobre mulheres treinadoras nas revistas de educação física. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39704-
dc.description.abstractIn light of the low representation of women as soccer and futsal coaches in brazil, this study aims to explore the experiences of women holding coaching positions in soccer and/or futsal in the country. This is achieved through a survey of physical education journals, employing a bibliographic review to identify the challenges they face and the forms of resistance encountered in entering and maintaining coaching roles. The search was conducted across 12 physical education journals that focus on sociocultural and pedagogical aspects, selected among the top-rated journals in qualis CAPES (A2 and B3) for the 2013-2016 quadrennium. Data collection took place in april and concluded in may 2023, using the descriptors: leadership; women and soccer; coach and coaches. The findings confirm that coaching positions are still predominantly held by men, and women face various barriers and challenges throughout their journey, with the most apparent being a lack of opportunities and the constant pursuit of recognition and credibility. However, they persist; merely occupying a coaching position or participating in a soccer specialization course is a form of resistance.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTreinadoraspt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleFutebol e relações de poder: Produção do conhecimento sobre mulheres treinadoras nas revistas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nicolino, Aline da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0105114059435356pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Sônia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiante da baixa representatividade de mulheres como treinadoras de futebol e futsal no Brasil, este estudo objetiva conhecer a trajetória de mulheres que ocupam o cargo de treinadoras de futebol e/ou futsal no país, por meio de um levantamento nos periódicos da Educação Física. Para isso, vale-se de uma revisão bibliográfica, com os seguintes objetivos específicos: Identificar e mapear os artigos científicos nacionais da área, com Qualis CAPES entre A2 e B3 (Quadriênio de 2013-2016), que trazem a discussão sobre mulheres ocupando o cargo de treinadoras de futebol e/ou futsal no Brasil e também identificar as dificuldades e as resistências encontradas por elas, para ocuparem cargos de liderança no futebol e manterem-se neles. As buscas foram realizadas em 12 periódicos da área de Educação Física, os quais publicizam temas do campo sociocultural e pedagógico e estão entre os periódicos mais bem avaliados no Qualis CAPES (A2 e B3), no quadriênio 2013-2016. A coleta de dados foi realizada no mês de abril e encerrou no mês de maio de 2023, com a utilização dos descritores: Liderança; mulheres and futebol; treinadora e treinadoras. Os resultados confirmam que o cargo de treinadora ainda é majoritariamente ocupado por homens e que as mulheres enfrentam diversas barreiras e dificuldades ao longo da trajetória, sendo a mais aparente a falta de oportunidade e a busca constante por reconhecimento e credibilidade no meio futebolístico e social. As pesquisas mostram, portanto, que o fato de estarem em um cargo de treinadora, buscando uma formação inicial e continua, como curso de especialização de futebol, são formas de resistências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode148239183-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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