Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39696
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-5840-8411 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Utilização da monitoria acadêmica como facilitadora da aprendizagem no ambiente prático de ensino e sua importância na formação docente |
Título (s) alternativo (s): | The use of academic tutoring as a facilitator of learning in the practical teaching environment and its importance in teacher education |
Autor: | Pereira, Maria Thereza Silva |
Primer orientador: | Ferreira, Fernanda Helena Nogueira |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, Renata Carmo de |
Segundo miembro de la banca: | Almeida, Ariadine Cristine de |
Resumen: | A abordagem contemporânea destaca o estudante como sujeito ativo no processo educativo, em busca do aumento de engajamento e participação nas atividades escolares.O ensino superior, em sintonia com as transformações globais, adapta-se continuamente para enriquecer suas metodologias, buscando aprimorar os processos de ensino-aprendizagem. No contexto das mudanças e melhorias nas metodologias de ensino, recursos didáticos como a monitoria acadêmica surgem como elementos essenciais nas salas de aula, atuando como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, sendo empregada como estratégia para aprimorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes, envolvendo a atuação de alunos monitores, posicionados entre o corpo docente e discente. Dessa forma, a monitoria acadêmica foi aplicada a fim de se analisar o interesse e a motivação dos estudantes nas aulas práticas, investigando a existência de relação entre a monitoria acadêmica e sua contribuição na formação docente do aluno monitor. Em uma instituição de ensino superior privada, a monitoria acadêmica foi aplicada por meio de uma sequência didática contendo acompanhamento de aulas, aplicação de formulários investigativos, realização de monitorias teóricas e práticas e a elaboração de um diário de bordo. Através de análise qualitativa da aplicação da sequência didática e da elaboração do diário de bordo, foi possível constatar que a monitoria acadêmica contribuiu para compreensão dos conteúdos trabalhados nas aulas práticas, se mostrando uma importante ferramenta no auxílio ao processo de ensino aprendizagem. Além disso, a monitoria acadêmica contribuiu para a formação docente da monitora, auxiliando no desenvolvimento de habilidades relacionadas à utilização de diferentes metodologias de ensino, ao relacionamento com os estudantes em sala de aula e à melhor compreensão das necessidades apresentadas pelos estudantes. |
Abstract: | The contemporary approach highlights the student as an active subject in the educational process, seeking increased engagement and participation in school activities. Higher education, in tune with global transformations, continually adapts to enrich its methodologies, aiming to enhance teaching and learning processes. In the context of changes and improvements in teaching methodologies, educational resources such as academic tutoring emerge as essential elements in classrooms, serving as tools to support the teaching and learning process. It is employed as a strategy to improve the quality of education and student learning, involving the participation of student tutors positioned between the faculty and students. Thus, academic tutoring was implemented to analyze the interest and motivation of students in practical classes, investigating the relationship between academic tutoring and its contribution to the student tutor's teaching formation. In a private higher education institution, academic tutoring was applied through a didactic sequence containing class monitoring, application of investigative forms, theoretical and practical tutoring sessions, and the development of a logbook. Through a qualitative analysis of the didactic sequence and logbook development, it was possible to observe that academic tutoring contributed to the understanding of the content covered in practical classes, proving to be an important tool in assisting the teaching-learning process. Furthermore, academic tutoring contributed to the teaching formation of the tutor, aiding in the development of skills related to the use of different teaching methodologies, the relationship with students in the classroom, and a better understanding of the needs presented by the students. |
Palabras clave: | Ensino-Aprendizagem Motivação dos estudantes Formação docente Aulas práticas Teaching-Learning Student motivation Teacher training Practical classes |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PEREIRA, Maria Thereza Silva. Utilização da monitoria acadêmica como facilitadora da aprendizagem no ambiente prático de ensino e sua importância na formação docente. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39696 |
Fecha de defensa: | 24-nov-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
UtilizaçaoDaMonitoria.pdf | TCC | 970.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons